Ame-se e PCPR já distribuíram 51,5 mil leques da campanha Mulher Tranquila no Rolê 02/04/2024 - 16:41

O Ame-se e a Polícia Civil do Paraná (PCPR) distribuíram 51,5 mil leques da campanha Mulher Tranquila no Rolê, entre fevereiro e março deste ano. Vinte e seis cidades do estado foram contempladas pela iniciativa, em ações de panfletagem e palestras, tanto em ambientes públicos quanto privados. A ação tem o objetivo de prevenir situações de importunação sexual contra as mulheres e conscientizar a sociedade sobre esse tipo de crime.

A campanha Mulher Tranquila no Rolê foi lançada em fevereiro deste ano no Verão Maior Paraná, no litoral. Entre os dias 2 e 24 de fevereiro foram distribuídos 36 mil leques nas praias de Matinhos e Pontal do Paraná, durante o período das 19h às 23h, quando os shows musicais estavam acontecendo. Outros 10 mil leques foram entregues pela PCPR durante as festividades de Carnaval.

A segunda fase da campanha aconteceu em março e nela foram distribuídos para as mulheres cerca de 5,5 mil panfletos, em locais públicos e privados, em diferentes horários. A entrega dos panfletos foi realizada por meio das 21 delegacias da mulher.

No total foram contempladas 26 cidades do estado. A primeira fase da campanha atendeu Matinhos e Pontal do Paraná. Já a segunda foi realizada nos municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Palmas, São João e Palmeira.

A delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana de Novaes, destacou que a campanha foi mais uma oportunidade de estabelecer parceria entre a PCPR e o Ame-se em 2024. Durante a primeira fase da Mulher Tranquila no Rolê, os policiais atuaram na ação durante o Carnaval. “Foi de suma importância, porque conseguimos com o excelente trabalho e arte de comunicação do Portal Ame-se, potencializar a ação da Polícia Civil na defesa das mulheres”, conta.

A distribuição do material foi feita durante 79 palestras, 61 ações de panfletagem em vias públicas, em eventos municipais, além de bares e outros estabelecimentos.

 

ORIENTAÇÕES – Com o objetivo de prevenir a importunação sexual, o Ame-se oferece algumas recomendações às mulheres: ao sair sozinha para um lugar com baixo fluxo de pessoas, avise alguém de confiança e, se possível, envie também a sua localização. Nas ocasiões em que a mulher estiver sozinha ou mesmo acompanhada em um local de grande aglomeração de pessoas, o indicado é observar quem está ao seu redor e onde estão as equipes de segurança.

Ao consumir bebidas, a mulher deve tomar apenas aquelas que ela mesmo comprou e manter o copo perto dela. Nos traslados de transporte público, a mulher pode contar com a ajuda dos servidores que operam o serviço, em caso de alguma situação de importunação sexual. Já nos casos em que ela for utilizar o transporte por aplicativo, é recomendável que a mulher compartilhe a localização da viagem com alguém de confiança para que essa pessoa saiba que ela chegou no local de destino.

 

CAMPANHA - Mulher Tranquila no Rolê é mais uma campanha realizada pelo Ame-se - iniciativa do Governo do Estado do Paraná, que oferece informações públicas de qualidade às mulheres paranaenses. A produção do material teve apoio da PCPR.