Governo do Paraná lança “Mulher Tranquila no Rolê” no Verão Maior Paraná 02/02/2024 - 11:08

O Governo do Paraná lança, nesta sexta-feira (2), a campanha “Mulher Tranquila no Rolê”, no Verão Maior Paraná. A ação tem o objetivo de prevenir situações de importunação sexual contra as mulheres e conscientizar a sociedade sobre esse tipo de crime. Ações de panfletagem junto aos veranistas serão feitas nas praias de Caiobá, em Matinhos, e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, no Litoral do estado.

O público-alvo são os veranistas que estão curtindo férias e transitando pelo Litoral paranaense nesse período mais quente do ano. O material informativo oferece orientações de segurança às mulheres, principalmente quando elas estiverem em espaços públicos e privados de entretenimento, por isso a distribuição será feita nos dias de show musicais em seis datas, entre os dias 2 e 24 de fevereiro.

Na praia de Caiobá, em Matinhos, estão previstos os shows do grupo Pixote (2) Simone Mendes (3), Amado Batista e Trio Parada Dura (16), Raça Negra (17), Zé Felipe (23) e Zezé Di Camargo e Luciano (24). Para o palco da praia de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, estão sendo aguardados: Chiclete com Banana (2), Dudu Nobre (3), Matogrosso e Mathias (16), Amado Batista (17), Henrique e Diego (23) e Zé Felipe (24).

Seja na orla, durante um show, em festas de Carnaval ou qualquer outro evento, as mulheres podem contar com as equipes de segurança pública para serem atendidas em caso de importunação sexual. Em caso de emergência, o telefone 190 da Polícia Militar pode ser acionado. Outra opção é procurar a delegacia da Polícia Civil do Paraná mais próxima para denunciar o crime.

ORIENTAÇÕES – Para a mulher, as recomendações são: ao sair sozinha para um lugar com baixo fluxo de pessoas, avise alguém de confiança e, se possível, envie também a sua localização. Nas ocasiões em que a mulher estiver sozinha ou mesmo acompanhada em um local de grande aglomeração de pessoas, o indicado é observar quem está ao seu redor e onde estão as equipes de segurança.
Ao consumir bebidas, a mulher deve tomar apenas aquela que ela mesmo comprou e manter o copo perto dela. Nos traslados de transporte público, a mulher pode contar com a ajuda dos servidores que operam o serviço, em caso de alguma situação de importunação sexual. Já nos casos em que ela for utilizar o transporte por aplicativo, é recomendável que a mulher compartilhe a localização da viagem com alguém de confiança para que essa pessoa saiba que ela chegou no local de destino.

O Mulher Tranquila no Rolê é mais uma campanha realizada pelo Ame-se - iniciativa do Governo do Estado do Paraná, que oferece informações públicas de qualidade às mulheres paranaenses.

GALERIA DE IMAGENS