SEGURANÇA

Nesta seção você encontra todas as informações de como buscar o atendimento profissional para qualquer tipo de situação de violência contra a mulher.
Se for uma situação de emergência, a vítima deve primeiramente informar à Polícia Militar pelo telefone 190. Em caso de flagrante, a polícia pode entrar e intervir imediatamente.  
Se a situação não for em flagrante,  a mulher deve buscar ajuda da Polícia Civil, por meio das delegacias da mulher,  e nos municípios onde não houver delegacias especializadas, buscar ajuda nas delegacias mais próximas de suas residências. 
Ao chegar na delegacia, a vítima deverá ser identificada. A primeira providência a ser tomada pelos policiais é a proteção à mulher e aos seus familiares e, se necessário, a vítima será encaminhada ao hospital, ao posto de saúde ou ao Instituto Médico Legal- IML para realizar exames e medidas relativas à preservação de sua saúde. 
E lembre-se sempre: VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É CRIME. DENUNCIE.


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Mais informações
 


ACESSE

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) dedica atenção especial ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual. O objetivo é que as mulheres sejam atendidas com a atenção e o cuidado devidos neste tipo de situação. 

Fonte: POLÍCIA CIVIL

DENUNCIAR VIOLÊNCIA FÍSICA OU SEXUAL CONTRA A MULHER
Mais informações
 

ACESSE

Aqui você encontra informações do que pode ser considerado como violência física e sexual contra a mulher, quais são os lugares que oferecem pontos de apoio e proteção, como denunciar situações de violência contra a mulher e quem pode denunciar. 

Fonte: SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANÁ

DENUNCIAR E BUSCAR AJUDA A MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Mais informações
 

ACESSE

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher e, também, reclamações, sugestões ou elogios. Saiba mais detalhes e quais as etapas de realização desse serviço. 

Fonte: SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANÁ

 

DENUNCIAR VIOLÊNCIA PATRIMONIAL, MORAL OU PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER
Mais informações
 

ACESSE

Aqui você encontra informações do que pode ser considerado como violência patrimonial, moral ou psicológica contra a mulher, quais são os lugares que oferecem pontos de apoio e proteção, e como denunciar este tipo de situação. 

Fonte: SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANÁ

REGISTRAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
Mais informações
 

ACESSE

Este é o serviço da Polícia Civil do Paraná (PCPR) que permite registrar Boletins de Ocorrência (BOs) on-line dos crimes de lesão corporal (violência doméstica), ameaça, injúria, calúnia, difamação e contravenção cometidos contra mulher, nos termos da Lei Maria da Penha (ambiente doméstico e familiar). Saiba todos os procedimentos de como fazê-lo aqui. 

Fonte: POLÍCIA CIVIL

DELEGACIAS ESPECIALIZADAS DE ATENDIMENTO À MULHER
Mais informações
 

ACESSE

Nas delegacias especiais da Mulher ou na Delegacia da PCPR da localidade onde ainda não há delegacia especializada, as mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual podem buscar atendimento presencial. O objetivo é que as mulheres sejam atendidas com atenção e o cuidado devidos neste tipo de situação.
Para saber onde encontrar a delegacia especializada mais próxima, clique aqui. 

Fonte: TJPR-CEVID

 

DISQUE 181
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Mais informações
 

ACESSE

Saiba como efetuar uma denúncia de violência contra a mulher pelo serviço 181. O atendimento é feito por telefone, no número 181 ou pela internet. Saiba mais acessando aqui.

Fonte: POLÍCIA MILITAR

INSTALAR O APLICATIVO 190 PR
Mais informações
 


ACESSE

Este aplicativo permite que os usuários acionem a Polícia Militar em situações emergenciais, sem ligação telefônica. Saiba como instalá-lo. 

Fonte: POLÍCIA MILITAR

BOTÃO DO PÂNICO
Mais informações
 


ACESSE

O Botão do Pânico, criado para agilizar o acionamento em caso de violação de medida protetiva, foi incorporado ao aplicativo 190 PR e já está em funcionamento em algumas cidades, incluindo a Capital. Saiba mais como funciona acessando aqui. 

Fonte: POLÍCIA MILITAR

 

CONHECER A POLÍTICA DA MULHER
Mais informações
 


ACESSE

Saiba seus direitos, quais as políticas de atenção e acolhimento para garantir os direitos das mulheres e onde buscar atendimento e orientação. Conheça as ações definidas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher que determinam os planos de atuação. 

Fonte: SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANÁ

PARTICIPAR DE ATIVIDADES ESPORTIVAS PARA MULHERES NO PROJETO DELAS
Mais informações
 

ACESSE

O Projeto DELAS visa à implantação de núcleos de lutas e artes marciais para o atendimento de mulheres, prioritariamente àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e expostas à violência. Saiba mais detalhes acessando aqui.  

Fonte: SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANÁ

DISQUE-IDOSO PARANÁ 
Mais informações
 


ACESSE

É um serviço telefônico estadual gratuito de orientações sobre os direitos da pessoa idosa, registro de denúncias, encaminhamentos, informações e sugestões sobre serviços públicos. O serviço Disque Idoso Paraná é gratuito e disponível nos 399 municípios paranaenses e tem atendimento no horário das 09:00 às 17:00. Ligação gratuita e sigilosa. Contato: 0800 41 00 01 ou por e-mail: disqueidoso@seds.pr.gov.br ou disqueidoso@sejuf.pr.gov.br 

Fonte: SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANÁ

 

FORÇA-TAREFA INFÂNCIA SEGURA (FORTIS)
Mais informações
 

ACESSE

A Força-Tarefa Infância Segura, ora abreviada como FORTIS, visa estabelecer no Estado do Paraná a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação, esporte, lazer, comunicação e saúde, mediante ações articuladas, coordenadas e efetivas para a prevenção primária e secundária de violências contra crianças e adolescentes, o acolhimento e o atendimento integral às crianças e aos adolescentes vítimas e testemunhas de crimes e violências. Ações isoladas, desconexas e desarticuladas não terão a mínima eficácia e eficiência no alcance da proteção estatal exigida pela Constituição Federal e a legislação em vigor, e é nesse sentido a Força-tarefa Infância Segura – ou FORTIS - com a aplicação de ferramentas da gestão do conhecimento, vem inovar estrategicamente a política de proteção integral à criança e ao adolescente fortalecendo a articulação estatal, às vistas da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Para saber mais, acesse aqui.

Fonte: Departamento de Justiça / SEJUF 

 

OUTROS SERVIÇOS
Veja mais
 

ACESSE

Conheça os demais serviços prestados