SAÚDE

Cuidado integral à saúde da mulher

 

Manter a saúde da mulher é estar em dia com a prevenção. Por isso, atenção, orientação e estilo de vida saudável são essenciais para garantir o bem-estar em todas as fases da vida das mulheres paranaenses.

O Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, tem como uma de suas prioridades o desenvolvimento da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher, com ações que organizam o atendimento da população feminina em todas as etapas da vida. São ações voltadas ao planejamento sexual, cobertura vacinal, saúde mental, violência contra a mulher, câncer de mama, câncer de colo de útero, entre outras.

 

6 cuidados principais para a saúde da mulher

 

Prevenção ao câncer

A mamografia, uma das formas de diagnosticar o câncer de mama, é oferecida gratuitamente pelo SUS. Ela é indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres com idade acima de 35 anos e com fatores de risco também devem fazer o exame. O ideal é que as mamografias sejam realizadas a cada dois anos.  

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos. O Paraná tem distribuído no seu território 20 laboratórios que realizam todos os exames citopatológicos e anatomopatológicos de colo de útero.
 

Gestação

As ações que contemplam o atendimento à gestante incluem: o acolhimento precoce no pré-natal; a realização de, no mínimo, sete consultas; a realização de exames; a estratificação de risco, com a vinculação ao hospital de referência; o atendimento em ambulatório especializado para gravidez de risco; bem como o processo de capacitação de profissionais de saúde.  

 

Lista de serviços

A seguir você encontrará as informações dos principais serviços de saúde voltados para o atendimento da mulher. 
Lembre-se que a atenção à saúde inicia na Unidade Básica de Saúde. Caso precise de qualquer atendimento, procure a unidade mais próxima.

 

PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO DE INTERESSE NA SAÚDE DA MULHER
Mais informações
 

ACESSE

A vacinação é essencial para imunização da população e prevenção de diversas doenças. As mulheres também precisam de vacinas específicas. A vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê.
Mantenha a carteira de vacinação em dia e em caso de dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER - CRAM
Mais informações
 

ACESSE

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) é um espaço de acolhimento e atendimento humanizado voltado às mulheres em situação de violência. A ideia é proporcionar atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher. Para maiores informações, acesse aqui. 

Fonte: SECRETARIA DA JUSTIÇA, FAMÍLIA E TRABALHO

NÚCLEO MARIA DA PENHA - NUMAPE
Mais informações
 


ACESSE

O Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) é um projeto que propicia uma nova perspectiva de vida às mulheres vítimas de violência doméstica. O programa presta atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres de baixa renda, vítimas de violência doméstica, e que gostariam de se desvincular de seus agressores.  Por meio do programa estas mulheres podem pleitear a realização do divórcio ou reconhecimento e dissolução de união estável; a regularização de visitas e guarda dos filhos, o pedido de alimentos e partilha de bens, decorrentes da separação.  

Fonte: SUPERINTENDÊNCIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ

 

LINHA DE CUIDADO MATERNO INFANTIL
Mais informações
 


ACESSE

A Linha de Cuidado Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde tem por objetivo organizar a atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. Para mais informações acesse aqui. 

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

CARTEIRA DA GESTANTE
Mais informações
 


ACESSE

Principal instrumento de registro do Pré-Natal, Parto e Nascimento.
Faz parte da Linha de Cuidado Integral à Saúde da Mulher e Atenção Materno Infantil, a ser utilizada pelos profissionais e pela própria gestante.
Na nova versão a gestante poderá preencher o seu plano de parto, durante o Pré-Natal. Com apoio e orientação da equipe de saúde.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CÓLON DE ÚTERO
Mais informações
 

ACESSE

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual e a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV. O grupo etário alvo da vacina são as meninas com idade entre 9 e 14 anos e  e meninos entre 11 e 14 anos. Para mais informações acesse aqui.  

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

 

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Mais informações
 


ACESSE

O câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, mas o primeiro em letalidade. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Por isso, é importante a prevenção, que a mulher procure um ginecologista ao menos uma vez por ano e faça exames de rotina periodicamente. Para maiores informações, acesse aqui. 

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV
Mais informações
 

ACESSE

A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná tem disponível a oferta do autoteste de HIV para todos os municípios que manifestarem interesse em aderir a esta estratégia de controle da Aids. O acesso ao diagnóstico e o tratamento são gratuitos na rede pública de saúde. Para saber os locais de serviços de saúde e organizações da sociedade civil que realizam ações de assistência, prevenção, diagnóstico e tratamento às pessoas vivendo com HIV e aos demais cidadãos, e quais deles oferecem o autoteste, acesse aqui.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DA SÍFILIS CONGÊNITA
Mais informações
 

ACESSE

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde da Mulher, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Esta é a principal forma de diagnóstico da sífilis.  Para mais informações sobre a doença, sintomas, sobre complicações da sífilis congênita, como prevenir e como tratar, acesse aqui.  

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

 

ÔNIBUS LILÁS
Mais informações
 


ACESSE

As Unidades Móveis - Atendimento Itinerante à Mulher em Situação de Violência - têm por objetivo levar os serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher nas localidades mais distantes do Paraná, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas, orientando mulheres sobre seus direitos e prestando assistência social e apoio jurídico e psicológico. Para ter mais informações e saber sobre a agenda da próxima parada dos Ônibus Lilás, acesse aqui.

Fonte: SECRETARIA DA JUSTIÇA, FAMÍLIA E TRABALHO

PROGRAMA CUIDE-SE +
Mais informações
 


ACESSE

O Sesi Cuide-se + é um programa do Sistema FIEP que busca levar saúde para o trabalhador da indústria paranaense, por meio de prevenção e educação. Um dos objetivos é contribuir para a redução da incidência de acidentes, das ocorrências de situação de risco, dos índices de absenteísmo e licenças por doenças a partir da educação e promoção da saúde. Para maiores informações acesse. 

Fonte: FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ

SESC SAÚDE MULHER
Mais informações
 


ACESSE

Aqui você poderá verificar como funciona a unidade móvel SESC MULHER. Este projeto de saúde foi desenvolvido pelo SESC e funciona em parceria com as prefeituras. O objetivo das ações da unidade móvel é o rastreamento de câncer de mama por meio da mamografia da alta resolução e do rastreamento de câncer do colo do útero por meio do Exame Citopatológico (Papanicolau). Mais informações acesse o link aqui. 

Fonte: SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

 

PARANÁ ROSA
Mais informações
 


ACESSE

Idealizado para acontecer no mês de outubro, o projeto Paraná Rosa é um programa de saúde integral e bem-estar da mulher. Trata-se de uma ampla campanha de alerta, fortalecendo iniciativas de promoção e conscientização sobre cuidados e a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Para mais informações sobre a campanha Paraná Rosa e os cuidados com saúde da mulher, acesse aqui.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

LINHA DE ATENÇÃO MATERNO INFANTIL
Mais informações
 


ACESSE

Atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE