SAÚDE

Cuidado integral à saúde da mulher

 

Manter a saúde da mulher é estar em dia com a prevenção. Por isso, atenção, orientação e estilo de vida saudável são essenciais para garantir o bem-estar em todas as fases da vida das mulheres paranaenses.

O Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, tem como uma de suas prioridades o desenvolvimento da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher, com ações que organizam o atendimento da população feminina em todas as etapas da vida. São ações voltadas ao planejamento sexual, cobertura vacinal, saúde mental, violência contra a mulher, câncer de mama, câncer de colo de útero, entre outras. 

 

6 cuidados principais para a saúde da mulher

 

Prevenção ao câncer

Se você tem entre 25 e 69 anos, consulte seu médico ou procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e informe-se sobre os exames preventivos.

A recomendação é que o exame preventivo do câncer do colo do útero, também conhecido como Papanicolau, seja realizado em mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

A mamografia é uma das formas de diagnosticar o câncer de mama, oferecida gratuitamente pelo SUS. Ela é indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

 

Gestação

As ações que contemplam o atendimento à gestante incluem: o acolhimento precoce no pré-natal; a realização de, no mínimo, sete consultas; a realização de exames; a estratificação de risco, com a vinculação ao hospital de referência; o atendimento em ambulatório especializado para gravidez de risco; bem como o processo de capacitação de profissionais de saúde.

 

Lista de serviços

A seguir você encontrará as informações dos principais serviços de saúde voltados para o atendimento da mulher.
Lembre-se que a atenção à saúde inicia na Unidade Básica de Saúde. Caso precise de qualquer atendimento, procure a unidade mais próxima.


PROGRAMA ESTADUAL DE IMUNIZAÇÃO


A vacinação é essencial para imunização da população e prevenção de diversas doenças. As mulheres também precisam de vacinas específicas. A vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê.
Mantenha a carteira de vacinação em dia e em caso de dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima.
 

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

ACESSE

LINHA DE CUIDADO MATERNO INFANTIL


A Linha de Cuidado Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde tem por objetivo organizar a atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. Para mais informações acesse aqui.

 

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

ACESSE

PARANÁ ROSA


Idealizado para acontecer no mês de outubro, o projeto Paraná Rosa contempla ações de  saúde integral e bem-estar da mulher. Trata-se de uma ampla campanha de alerta, fortalecendo iniciativas de promoção da saúde e conscientização sobre cuidados e a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. Para mais informações sobre a campanha Paraná Rosa e os cuidados com a saúde da mulher, acesse aqui.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

ACESSE

 

PREVENÇÃO DO
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO


COMO REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO?Uma importante estratégia para a prevenção do câncer do colo do útero é a vacinação contra o HPV, que é ofertada para meninas e meninos entre 9 a 14 anos. Assim, é possível a prevenção contra a infecção pelo HPV, reduzindo o risco de desenvolver este tipo de câncer. A vacina está disponível gratuitamente no SUS, nas unidades de saúde.
Mulheres e homens imunossuprimidos, transplantados, pessoas com câncer ou que vivem com HIV/AIDS podem receber a vacina entre 9 a 45 anos de idade.
Como a principal forma de contágio pelo HPV é por via sexual, o uso do preservativo (camisinha masculina ou feminina) pode prevenir em até 70% o risco de transmissão, além de auxiliar na prevenção de outras infecções sexualmente transmissíveis.
Mesmo mulheres vacinadas devem fazer o exame preventivo conforme a faixa etária preconizada.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

ACESSE

PREVENÇÃO DO
CÂNCER DE MAMA


O câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, mas o primeiro em letalidade. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Por isso, é importante a prevenção, e que a mulher consulte seu médico ou procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e informe-se sobre os exames preventivos. Para maiores informações, acesse aqui.









 

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

ACESSE

PREVENÇÃO DA
TRANSMISSÃO VERTICAL DA SÍFILIS


A sífilis é uma infecção sistêmica, causada pelo Treponema pallidum, pode ser transmitida sexualmente e tmbém de forma vertical (de mãe para filho). Seu diagnóstico está disponíbel em toda a rede pública de saúde.O teste rápido (TR) de sífilis é de  e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial.  Com o teste rápido reagente é necessário fazer outro teste laboratorial para confirmar o diagnóstico de sífilis. Tanto o acesso ao diagnóstico como o tratamento é gratuito.   Para mais informações sobre a doença, sintomas, sobre complicações da sífilis congênita, como prevenir e como tratar, acesse aqui







 

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

ACESSE