MULHERES INSPIRADORAS

Quando uma mulher entra em trabalho de parto, costuma-se dizer que a mulher deu à luz a mais uma vida. Nascer é uma esperança. 
No decorrer da vida, em muitos momentos, é preciso também renascer, buscar caminhos mais iluminados, faróis que nos guiem. 
Cada mulher tem a sua luz. E muitas nos iluminam como faróis, que podem ajudar a orientar os navegantes em seus rumos. 
 
A proposta deste espaço é trazer histórias de vida, de trabalho, de dedicação e de comprometimento. São trajetórias e ideias que possam inspirar outras mulheres em seus caminhos. Mulheres das artes, da cultura, dos esportes, da ciência, da politica, empreendedoras do trabalho e da vida, pioneiras que ajudaram a construir o nosso Estado.


VIDEOCAST

Programa quinzenal com temas variados, estilo bate-papo, com uma ou duas convidadas, que tem como objetivo buscar os pontos de vista sobre as mulheres e atribuir novos olhares sobre temáticas que envolvem o universo feminino.

HISTÓRIAS INSPIRADORAS

 

MOMENTO AME-SE

Viagem sozinha: como começar essa aventura

2022 promete ser de muitas viagens e, o melhor, é que hoje em dia, nós mulheres, não precisamos esperar por companhia para sair pelo mundo afora. Uma dica para se sentir mais à vontade, é começar com viagens próximas e de curta duração.

No Paraná há pelo menos 14 regiões turísticas, e você pode começar com cidades que são referência no nosso estado, Curitiba e Foz do Iguaçu. E temos ainda nossa charmosa Ilha do Mel. Todas elas preparadas para receber viajantes.

Na hora de escolher a hospedagem, saiba qual é seu perfil. Para quem curte a solidão, conforto e praticidade, o ideal é buscar hotéis ou pousadas. Agora, quem gosta de conhecer gente nova, conversar e até encontrar companhia para lugares de interesse em comum, a melhor opção são os hostels. E temos ainda a possibilidade do Airbnb e Couchsurfing, em que pessoas comuns disponibilizam hospedagem em suas casas, com os anfitriões morando ou não nelas, algumas, inclusive, gratuitas.

Pesquisar na internet mulheres que já foram para o destino planejado vai ajudar bastante com dicas de segurança, hospedagem, transporte e de possíveis passeios. Ah, e você pode encontrar todos os pontos turísticos do estado e muita informação no site Viaje Paraná
E outra dica importante é ter sempre um celular com internet para garantir comunicação e acesso a mapas. Assim, você não precisa pedir informações a terceiros, o que pode te deixar mais vulnerável.
Com cuidado e planejamento você pode ganhar o mundo.

Quer saber mais? Então acesse a matéria.

Você também escuta o Momento Ame-se na
Rádio Paraná Educativa — 97.1 FM

PIONEIRAS DO PARANÁ

Rosy de Macedo

Pioneira das causas feministas e da participação da mulher na vida pública, Rosy de Macedo Pinheiro Lima (1914-2002) foi a primeira deputada a exercer mandato na Assembleia Legislativa do Paraná.

Rosy elegeu-se deputada em 1947, nas primeiras eleições para a Assembleia Legislativa desde 1934. Junto com a advogada Ilnah Secundino de Oliveira (primeira promotora criminal e juíza do Trabalho no Paraná) e sua amiga Deloé Scalco, ela fundou o Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC), do qual foi a primeira presidente. Além de espaço cultural, a entidade também oferecia cursos visando a inserção de mulheres no mercado de trabalho. 

Rosy de Macedo jamais se casou, nem teve filhos. Dedicou-se a vida inteira exclusivamente à literatura, à sua profissão e à emancipação das mulheres. Sua eleição, tudo indica, foi um ponto fora da curva: depois dela, só nos anos 1980 a Assembleia Legislativa do Paraná voltou a ter uma deputada. 

Fonte: ALEP

 

 

MULHERES NA CIÊNCIA

Única representante do Sul do País no Febrace e uma das quatro mulheres finalistas, Dionéia Schauren é coordenadora do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, que se tornou um verdadeiro polo de pesquisadores juniores com destaque em congressos e feiras no Brasil e no mundo.  Leia mais...

 

ESCRITORAS PARANAENSES

O Centro de documentação de literatura de autoria feminina paranaense (CEDOC-LAFEP) vinculado a Universidade Estadual do Paraná é um espaço em construção e de divulgação da produção literária de escritoras paranaenses. O objetivo deste projeto é promover a visibilidade da literatura de autoria feminina produzida no Paraná.
http://sites.uem.br/cedoc-lafep/imgs-site/escritoras-paranaenses