MULHERES INSPIRADORAS

Quando uma mulher entra em trabalho de parto, costuma-se dizer que a mulher deu à luz a mais uma vida. Nascer é uma esperança. 
No decorrer da vida, em muitos momentos, é preciso também renascer, buscar caminhos mais iluminados, faróis que nos guiem. 
Cada mulher tem a sua luz. E muitas nos iluminam como faróis, que podem ajudar a orientar os navegantes em seus rumos. 
 
A proposta deste espaço é trazer histórias de vida, de trabalho, de dedicação e de comprometimento. São trajetórias e ideias que possam inspirar outras mulheres em seus caminhos. Mulheres das artes, da cultura, dos esportes, da ciência, da politica, empreendedoras do trabalho e da vida, pioneiras que ajudaram a construir o nosso Estado.


VIDEOCAST

Programa com temas variados, estilo bate-papo, com uma ou duas convidadas, que tem como objetivo buscar os pontos de vista sobre as mulheres e atribuir novos olhares sobre temáticas que envolvem o universo feminino.

HISTÓRIAS INSPIRADORAS

MOMENTO AME-SE

Mulheres Inspiradoras:
Maria da Costa Felisbino de Matos

Olá, tudo bem?

Professora, chefe, mãe, amiga. É assim que quem conhece define a diretora Maria da Costa Felisbino de Matos. Nascida em Bandeirantes, Maria atuou como professora de matemática desde 1998, na cidade de Andirá. Mudou-se para Curitiba em busca de novas oportunidades, e há 11 anos destaca-se na administração da escola estadual Paula Gomes e seus 600 alunos.

Pelo seu trabalho, Maria foi vencedora dos prêmios João Crisóstomo, da Câmara Municipal de Curitiba, e Prêmio de Gestão Paraná, da Secretaria de Estado da Educação.

Um exemplo da força, luta e conquistas das mulheres paranaenses.

Você também escuta o Momento Ame-se na
Rádio Paraná Educativa — 97.1 FM

 

MULHERES NA EDUCAÇÃO

Professora, chefe, mãe e amiga: as várias mulheres que habitam uma diretora da rede estadual

Uma das coisas que distinguem a sala da diretoria da Escola Estadual Paula Gomes, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, é a fila para conversar com Cristina Maria da Costa Felisbino de Matos, diretora da instituição. No corre-corre da rotina à qual está acostumada, ela recebe demandas, atende ligações, assina documentos e oferece café. Tudo isso sem perder o foco na administração de uma escola estadual com 600 alunos. Tudo o que acontece nas dependências da unidade chega rápido à sua mesa da diretora.

“Aqui nada fica solto. Ser diretora é ter visão panorâmica do que acontece, todos os dias, todas as horas, dentro da escola”, afirma. 

Continue lendo...

 

MULHERES NA CULTURA

Conheça conheça a arqueóloga que tem o Museu Paranaense como segunda casa

Essa é uma história que diz muito sobre o destino ou, para os mais céticos, sobre a persistência necessária para correr atrás de um sonho. Há cerca de 50 anos, uma menina curiosa chamada Cláudia Inês Parellada visitou com seu pai um sambaqui escavado por arqueólogos na região de São Francisco do Sul (SC). O local era próximo de onde o pai, engenheiro civil, cuidava de uma obra.

Naquele sambaqui Cláudia encontrou uma placa de bronze que registrava publicamente a importância de se estudar o passado para compreender o presente e apontar o futuro. O texto destacava a relevância da preservação da memória. Ela, no alto dos seus seis anos de idade, leu aquilo tudo e decidiu. “É isso que eu vou ser quando crescer: arqueóloga”.

Continue lendo...

 

ESCRITORAS PARANAENSES

O Centro de documentação de literatura de autoria feminina paranaense (CEDOC-LAFEP) vinculado a Universidade Estadual do Paraná é um espaço em construção e de divulgação da produção literária de escritoras paranaenses. O objetivo deste projeto é promover a visibilidade da literatura de autoria feminina produzida no Paraná.
http://sites.uem.br/cedoc-lafep/imgs-site/escritoras-paranaenses