MULHERES DO CAFÉ

Solange Braga - Cafeicultora de Pinhalão

 

Mulheres do Café é um projeto do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). Com ele, mulheres estão melhorando a vida de suas famílias e sendo reconhecidas internacionalmente com seus cafés especiais.

O IDR-PR tem como um de seus objetivos oferecer assistência técnica para pequenos produtores da agricultura familiar. Com os cafés especiais, a instituição viu uma grande oportunidade de desenvolver o potencial dessa produção por meio das mulheres, que eram coadjuvantes nesse trabalho até então.
 

Por que mulheres?

O IDR-PR notou que as mulheres que participaram dos seus processos de capacitação contribuíram muito na adesão das famílias às novas tecnologias. Além disso, era comum que elas trabalhassem com a terra e cuidassem da organização da colheita.

A conclusão foi de que a mulher poderia ter um papel fundamental na produção de cafés especiais, possibilitando uma renda alternativa para a pequena propriedade, ao mesmo tempo em que desenvolve e fortalece o protagonismo da mulher no campo.
 

A atuação do IDR-PR

O IDR-PR atua em duas frentes: a técnica e a pessoal. Na técnica, a instituição realiza diagnósticos e promove formações sazonais. Já na parte pessoal, discute temas como liderança, empoderamento, força e a melhor maneira de trabalhar essas questões dentro da família.

 

Os bons resultados

Atualmente, o projeto ocorre no Norte Pioneiro e no Vale do Ivaí.

O grupo do Norte Pioneiro compreende mais de 250 mulheres, distribuídas por 12 grupos em 11 municípios. O café produzido por elas já foi diversas vezes premiado e vendido para quatro continentes. 

O grupo do Vale do Ivaí é o mais recente, iniciou as atividades em 2021. Atualmente conta com 26 cafeicultoras e o objetivo inaugural já foi alcançado: dar visibilidade às produtoras. Agora, a meta é criar uma associação para que façam compras coletivas, baixando o custo da produção.