FAMÍLIA

Banner_Família

 

LISTA DE SERVIÇOS

Confira abaixo os serviços que podem lhe auxiliar na busca por conteúdos relacionados a assistência familiar.


PROGRAMA
LEITE DAS CRIANÇAS

 


Auxilia no combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite a crianças de seis a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo regional. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – SEAB


LINHA DE CUIDADO
MATERNO INFANTIL

 


A Linha de Cuidado Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde tem por objetivo organizar a atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. Para mais informações acesse aqui.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná – SESA


PREVENÇÃO DO
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

 


COMO REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO?
Uma importante estratégia para a prevenção do câncer do colo do útero é a vacinação contra o HPV, que é ofertada para meninas e meninos entre 9 a 14 anos. Assim, é possível a prevenção contra a infecção pelo HPV, reduzindo o risco de desenvolver este tipo de câncer. A vacina está disponível gratuitamente no SUS, nas unidades de saúde.
Mulheres e homens imunossuprimidos, transplantados, portadoras de câncer ou que vivem com HIV/AIDS podem receber a vacina entre 9 a 45 anos de idade.

Como a transmissão do HPV ocorre por via sexual, o uso de preservativo (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual também auxilia na prevenção do contágio do HPV.

Mesmo mulheres vacinadas devem fazer o exame preventivo conforme a faixa etária preconizada. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná – SESA

 


PREVENÇÃO DA
TRANSMISSÃO VERTICAL DA SÍFILIS

 


A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde da Mulher, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Esta é a principal forma de diagnóstico da sífilis.  Para mais informações sobre a doença, sintomas, sobre complicações da sífilis congênita, como prevenir e como tratar, acesse aqui.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná – SESA


PROJETO
"MANNA TEAM"

 


Projeto "Manna Team" é a maior rede de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) e Robótica do estado do Paraná e uma das maiores do Brasil. O Manna promove inclusão e oportunidades a partir de um ecossistema de formação de empreendedores. Os projetos são concebidos e desenvolvidos com foco na educação 5.0, pensamento computacional, design thinking e na cultura maker. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: SETI – Universidade Estadual de Maringá (UEM)