AUTOCUIDADO

Banner_Autocuidado

 

LISTA DE SERVIÇOS

Confira abaixo os serviços que podem lhe auxiliar nos cuidados com a sua saúde física e psicológica.


PROGRAMA ESTADUAL DE
IMUNIZAÇÃO

 


A vacinação é essencial para imunização da população e prevenção de diversas doenças. As mulheres também precisam de vacinas específicas. A vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê.
Mantenha a carteira de vacinação em dia e em caso de dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima. Para maiores informações, acesse aqui.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná


PARANÁ ROSA

 


Idealizado para acontecer no mês de outubro, o projeto Paraná Rosa é um programa de saúde integral e bem-estar da mulher. Trata-se de uma ampla campanha de alerta, fortalecendo iniciativas de promoção e conscientização sobre cuidados e a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Para mais informações sobre a campanha Paraná Rosa e os cuidados com saúde da mulher, acesse aqui.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná


PREVENÇÃO DO
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

 


COMO REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO?
Uma importante estratégia para a prevenção do câncer do colo do útero é a vacinação contra o HPV, que é ofertada para meninas e meninos entre 9 a 14 anos. Assim, é possível a prevenção contra a infecção pelo HPV, reduzindo o risco de desenvolver este tipo de câncer. A vacina está disponível gratuitamente no SUS, nas unidades de saúde.
Mulheres e homens imunossuprimidos, transplantados, portadoras de câncer ou que vivem com HIV/AIDS podem receber a vacina entre 9 a 45 anos de idade.
Como a transmissão do HPV ocorre por via sexual, o uso de preservativo (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual também auxilia na prevenção do contágio do HPV.
Mesmo mulheres vacinadas devem fazer o exame preventivo conforme a faixa etária preconizada. Para maiores informações, acesse aqui.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

 


PREVENÇÃO DO
CÂNCER DE MAMA

 


O câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, mas o primeiro em letalidade. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Por isso, é importante a prevenção, que a mulher procure um ginecologista ao menos uma vez por ano e faça exames de rotina periodicamente. Para maiores informações, acesse aqui.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná


ACADEMIA PARA IDOSOS

 


Para maiores informações, acesse aqui.

Fonte: Secretaria do Esporte do Estado do Paraná

 

 


Manter a saúde da mulher é estar em dia com a prevenção.
Por isso, atenção, orientação e estilo de vida saudável são essenciais para garantir o bem-estar em todas as fases da vida das mulheres paranaenses.

O Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, tem como uma de suas prioridades o desenvolvimento da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher, com ações que organizam o atendimento da população feminina em todas as etapas da vida. São ações voltadas ao planejamento sexual, cobertura vacinal, saúde mental, violência contra a mulher, câncer de mama, câncer de colo de útero, entre outras. 

 

6 cuidados principais para a saúde da mulher