ASSISTÊNCIA SOCIAL

A assistência social no Paraná visa garantir a proteção social aos cidadãos, em conformidade com a Lei Orgânica de Assistência Social e regido pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS. O objetivo é garantir a proteção à vida, à maternidade, às famílias, crianças, adolescentes e idosos, bem como atuar na redução de danos.

Lista de serviços

Oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fique comprometida.
Acesse os serviços, benefícios, programas e projetos oferecidos pelo Paraná:


PROGRAMA
LEITE DAS CRIANÇAS


Auxilia no combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite a crianças de seis a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo regional.

 

Fonte: Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – SEAB

ACESSE

COORDENAÇÃO DA POLÍTICA ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CPAS


Atua no planejamento, gestão, organização, promoção, desenvolvimento e coordenação da política pública de Assistência Social. Promove a articulação entre as Divisões de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. 

Fonte: Secretaria do Desenvolvimento Social e Família – SEDEF

ACESSE

NÚCLEO
MARIA DA PENHA – NUMAPE


Com atendimento jurídico e psicológico gratuito, propicia uma nova perspectiva para mulheres de baixa renda vítimas de violência doméstica, que querem se desvincular de seus agressores.


 

Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI

ACESSE

 

NÚCLEO DE APOIO À
VÍTIMA DE ESTUPRO – NAVES 

 


O Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro – NAVES visa à tutela da vítima de estupro, homem ou mulher, maior de dezoito (18) anos, cuja violência tenha ocorrido em Curitiba, e fora do ambiente doméstico/familiar, como logradouros públicos (por exemplo, durante o deslocamento para o trabalho).
 

Fonte: Ministério Público do Estado do Paraná – MPPR

ACESSE

GUIA DA REDE DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR


Disponibiliza informações das instituições públicas, privadas e da sociedade civil no Estado do Paraná que oferecem serviços de assistência social, psicológica, jurídica e de saúde às vítimas e ofensores de violência doméstica e familiar.

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR/CEVID

ACESSE

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER – CRAM


Atende as mulheres em situação de violência oferecendo: 

  • atendimento e acompanhamento psicológico e social - realizado por equipe multidisciplinar
  • auxílio na obtenção do apoio jurídico
  • orientação para acesso a programas de educação e para inserção no mercado do trabalho

Fonte: Secretaria da Mulher e Igualdade Racial – SEMI

ACESSE