Vencedora do Voto Popular do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 investe na inovação para auxiliar pequenos negócios 08/01/2024 - 17:38

Yara Lucia de Menezes Garcia, 36 anos, é um dos cases de sucesso do empreendedorismo feminino em Curitiba com a conquista do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 na categoria “Voto Popular”, com 8.355 votos. A empreendedora também foi vice-campeã na categoria Startup, com sua empresa, a Okaut, que oferta um aplicativo de gestão para microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos negócios.

Yara foi uma das 310 empreendedoras de Curitiba e região metropolitana que participaram da premiação, promovida pela Prefeitura de Curitiba e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O Prêmio, bianual, é uma das ações de promoção e incentivo aos empreendedores do Vale do Pinhão, do ecossistema de inovação da cidade.

“Além de conhecimento e visibilidade, uma das melhores coisas que vieram com o Prêmio Empreendedora Curitibana foi encorajamento: conhecer outras mulheres que alcançaram sucesso me deu mais coragem de inovar no meu próprio negócio”, conta Yara.

O resultado do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 foi divulgado em cerimônia realizada em novembro, com as vencedoras em cinco categorias (Microempreendedora Individual (MEI); Micro e Pequena Empresa; Ideia Empreendedora; Iniciativa de Impacto Social e Startups) e no Voto Popular.

Além do troféu e da pós-graduação ofertada pela escola Conquer como reconhecimento ao título, a empreendedora foi uma das palestrantes da formatura do Bom Negócio, outro programa de empreendedorismo do Vale do Pinhão, em dezembro.

“Curitiba inovou ao reconhecer o trabalho da mulher que empreende com a criação do Prêmio e avançou com o lançamento, em 2018, do Programa Empreendedora Curitibana, que oferta ações de apoio e capacitação ao protagonismo feminino nos negócios”, destaca o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão.

Cidade empreendedora

A curitibana não é novata no mundo dos negócios. Graduada em Marketing, Yara já atuava na área de startups quando, com seus sócios, surgiu a ideia do desenvolvimento do aplicativo que simplifica a organização de agenda, estoque e faturamento do pequeno empresário.

“Mesmo já tendo noções de como funciona uma startup, foi fundamental contar com o Vale do Pinhão, principalmente no início da Okaut. Tive apoio para agregar conhecimentos, conseguimos fazer novas conexões e criar nossa própria rede de contatos”, conta a empreendedora. “Empreender em Curitiba é muito bom, o ecossistema é fortalecido e amigável, além de ser uma cidade cheia de oportunidades e eventos gratuitos”, elogia Yara.

Negócio amadurecido

O interesse de Yara em concorrer à premiação bianual que faz parte do Programa Empreendedora Curitibana surgiu em 2021. À época, a empresa, recém-nascida, ainda não havia completado um ano, um dos pré-requisitos para a inscrição.

A ideia, então, foi amadurecendo ao longo dos anos seguintes, assim como o próprio negócio. Quando as inscrições para a edição de 2023 da premiação foram abertas, em março, ela decidiu que era hora de mostrar seu negócio.

Estratégia para votação

Hoje, a startup está consolidada, com mais de 2,5 mil empreendedores de todo o Brasil que usam o aplicativo e que foram fundamentais para que ela conquistasse o título do Voto Popular no Prêmio Empreendedora Curitibana 2023, somando 8.355 votos.

“Enviei convites à votação a clientes e parceiros. Foi muito gratificante ver todo mundo engajando, votando e compartilhando. Isso tudo reforça que a Okaut está no caminho certo”, contou a empresária.

O Programa

Lançado em 2018 na gestão do prefeito Rafael Greca, em seis anos, o programa já auxiliou 10,9 mil mulheres a desenvolver seus próprios empreendimentos, com capacitações, palestras, encontros para networking, mentorias e as ações de três edições do Prêmio Empreendedora. Ao todo, foram realizados 129 eventos no período, ofertados gratuitamente ao público feminino que já tem seu próprio negócio ou que quer começar a empreender.

Fonte: Prefeitura de Curitiba