Tenda do Ame-se irá oferecer serviços de autocuidado para as mulheres em Maringá 19/10/2023 - 14:41

O Ame-se, em parceria com a Fecomércio Paraná e o Senac, irá oferecer serviços gratuitos de autocuidado para as mulheres paranaenses durante o evento Paraná Rosa em Maringá, no sábado (21). Na tenda do Ame-se, o público receberá orientações e dicas de maquiagem para o trabalho, corte de cabelo e design de sobrancelha.

Além disso, serão oferecidas informações de prevenção sobre gravidez na adolescência. Entre 9h e 17h, profissionais do Ame-se, da Fecomércio e do Senac estarão prestando os serviços as mulheres que transitarem pelo local. A Prefeitura de Maringá apoia o evento.
O evento alusivo à prevenção do câncer de mama e de colo de útero acontecerá no Terminal Urbano, 667, na avenida Adv Horácio Raccanello Fo, na Zona 7. O Paraná Rosa é organizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do gabinete da primeira-dama, Luciana Saito Massa.

OUTUBRO ROSA – O mês “Outubro Rosa”, dedicado a ações preventivas à integridade da saúde da mulher, foi instituído no Paraná por meio da lei nº 16.935 de 2011. Na edição de 2023 do Paraná Rosa, 18 órgãos da administração pública estadual estarão presentes oferecendo mais de 40 serviços, como emissão de documentos, oferta de vagas de emprego e estágio, orientações jurídicas, agendamento para testes de DNA, entre outros.

O Paraná Rosa terá outros dois encontros no estado. A mobilização ocorrerá ainda em Foz do Iguaçu (28) e Curitiba (31). A ação atende pedido da Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná, que trabalha em prol da saúde das mulheres. O projeto foi idealizado pela primeira-dama do Estado e teve sua primeira edição em 2019. O objetivo é levar a todos os municípios a informação, o cuidado e o acesso aos exames de prevenção.

EXAMES - A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que o exame seja realizado em mulheres entre 25 a 64 anos. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.
Durante todo ano a Secretaria de Saúde (Sesa) oferece por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 450 mil exames de mamografia e mais de 1.200.000 exames citopatológicos e histopatológicos de mama e colo do útero.

Serviços na tenda do Ame-se:

Corte de cabelo: das 9h às 13h
Orientações e dicas de maquiagem para o trabalho: das 9h às 13h
Sobrancelha e maquiagem: das 9h às 13h e das 15h às 17h
 

GALERIA DE IMAGENS