TRE-PR lança Ouvidoria da Mulher 07/02/2022 - 13:18

Na sexta-feira (04), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou a Ouvidoria da Mulher. O evento, no auditório do edifício-sede (Rua João Parolin, 224), contou com a participação presencial de painelistas convidadas.

A Ouvidoria da Mulher é uma das primeiras ações da gestão do desembargador Wellington Emanuel Coimbra Moura como presidente do TRE-PR. A Ouvidoria do Tribunal é dirigida pelo juiz membro da Corte Dr. Thiago Paiva dos Santos, que foi reconduzido em janeiro deste ano para um novo biênio.

“A Ouvidoria da Mulher reforça uma política afirmativa de valorização da mulher e acolhimento das vítimas de agressões relacionadas à igualdade de gênero, assédio moral, sexual, discriminação ou qualquer outra forma de violência, seja no âmbito interno da Justiça Eleitoral, seja em relação às eleitoras ou candidatas”, explica Dr. Thiago.

Painéis - Entre as convidadas, estvam a promotora de Justiça do Estado de São Paulo Maria Gabriela Prado Manssur, eleita pela Revista Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. Ela é idealizadora do Projeto Justiceiras, que presta atendimento multidisciplinar online para combater a violência contra mulher.

Também contou com presença da desembargadora Priscilla Placha Sá, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), instituição onde atuou como titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), de 2019 a 2021. A magistrada é professora adjunta de Direito Penal da PUCPR e da UFPR.

A atual coordenadora do CEVID, desembargadora Ana Lúcia Lourenço, também esteve presente. A magistrada atua na 6ª Câmara Cível e é professora da Escola da Magistratura na disciplina de Prática Processual Penal.

O evento conta ainda com a apresentação da Doutora Marilena Indira Winter, primeira mulher eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, cujo mandato acontece de 2022 a 2024.

Ouvidoria da Mulher - A Ouvidoria da Mulher é um canal especializado para o recebimento das demandas das magistradas, promotoras eleitorais, servidoras, advogadas, estagiárias do Tribunal e da advocacia e colaboradoras. O serviço vai atender denúncias de violência contra a mulher, sobretudo violência aos direitos políticos, à igualdade de gênero e à participação feminina no âmbito do TRE-PR.

Fonte: TRE-PR