Sanepar promove cursos de manutenção hidráulica a mulheres e encanadores em Maria Helena 27/01/2023 - 14:38

A Sanepar está capacitando moradores de Maria Helena, no Noroeste do Paraná, com cursos de manutenção hidráulica. No sábado, 4 de fevereiro, o curso será exclusivo para mulheres, que vão aprender de forma simples a identificar e consertar pequenos vazamentos.

Com a formação, elas estarão preparadas para realizar pequenos reparos internos, limpeza de caixa d’água e fazer a interligação do imóvel à rede coletora de esgoto, quando a ligação estiver liberada, de acordo com os padrões técnicos exigidos pela Sanepar.

As inscrições para esse curso podem ser feitas gratuitamente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Bom Sucesso, 408. A atividade acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com início às 9 horas.

No sábado seguinte, dia 11, o curso será destinado aos encanadores e profissionais autônomos que atuam no município. Além das informações sobre o uso racional da água, processos de tratamento de água e esgoto e de orientações socioambientais, os profissionais vão ser capacitados para verificar e identificar vazamentos nos imóveis, para fazer as instalações hidrossanitárias e receber orientações de limpeza de caixa-d'água.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Indústria e Comércio de Maria Helena, na Avenida Paraná, 1471, para fazer a sua inscrição. O curso será ministrado na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, com início às 9 horas.

SOCIOAMBIENTAL – Desde 1999, a Sanepar promove cursos para encanadores dentro do programa de intervenção socioambiental em obras. A nova proposta, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem como objetivo incluir as mulheres, atendendo ao ODS 5, que trata da Igualdade de Gênero.

“O objetivo também é formar disseminadores de boas práticas em favor da preservação dos recursos hídricos, dos sistemas operacionais de água e esgoto, da qualidade ambiental e da saúde da população”, destaca a gestora ambiental da Sanepar, Andréa Fontes.

AGENTES COMUNITÁRIOS – A primeira turma de agentes comunitários de educação, saúde e assistência social de Maria Helena recebeu treinamento, na quinta-feira (26). Esses profissionais podem atuar como multiplicadores das informações técnicas e ambientais dos benefícios e funcionamento do sistema de esgoto sanitário da cidade.

O conteúdo do curso está pautado no saneamento básico, abordando informações dos recursos hídricos, do esgoto, saúde, qualidade ambiental, resíduos sólidos, drenagem urbana, manejo das águas pluviais e sustentabilidade.

Outra equipe será capacitada na terça-feira (31), às 8h30, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, na Rodovia Moacyr Loures Pacheco, 629-771.

Os cursos são gratuitos, realizados em parceria com a prefeitura de Maria Helena e serão ministrados pelos técnicos da Sanepar Andrea Fontes, gestora ambiental, e João Paulo Pansanato, tecnólogo ambiental.

Serviço:

04/02/2023 – Curso de manutenções hidráulicas para mulheres

Horário: 9h

Local: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Rua Bom Sucesso, 408

11/02/2023 – Curso de capacitação para encanadores

Horário – 9h

Local: Escola Municipal Nossa Senhora das Graças - na Rodovia Moacyr Loures Pacheco, 629-771