SEMI completa um mês de conquistas para as populações feminina e negra do Paraná 17/04/2023 - 11:07

A Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (SEMI) do Estado do Paraná completa, nesta semana, um mês de atividades. E neste período, de acordo com a secretária Leandre Dal Ponte, foram inúmeras as conquistas para a população feminina, para a população negra, e para os povos originários e tradicionais do Paraná.

O funcionamento da SEMI coincidiu com o mês de Março, quando são realizadas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), e também com o Dia Estadual Contra a Discriminação Racial e o Dia das Religiões de Matrizes Africanas (21 de março).

“Foram trinta dias de trabalho intenso para que o Governo do Estado conseguisse realizar entregas para a sociedade, mesmo com pouco tempo de funcionamento da pasta. Mas conseguimos resultados expressivos, que mudam para melhor a vida das mulheres, da população negra e dos povos tradicionais”, disse Leandre.

Entre as principais conquistas da pasta neste primeiro mês de funcionamento, a secretária Leandre destaca o lançamento do pacote de ações “Mulheres por um Paraná sem Violência”, focado na promoção da igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher, a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM/PR) e a roda de conversa entre o Governo e representantes das comunidades tradicionais para debater ações para eliminação da discriminação racial.

“Também precisamos ressaltar as reuniões realizadas com representantes dos três Poderes, que acolheram a criação da secretaria pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, e a campanha estadual criada por mulheres, que estimula denúncias de violência no Paraná”, acrescentou Leandre.

Na diretoria de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, Clemilda Santiago Neto, elegeu como foco, neste primeiro semestre, o mapeamento da população negra e dos povos originários e tradicionais. A partir do Departamento de Igualdade Racial, o objetivo é planejar, implementar, recomendar e orientar ações que promovam a igualdade e equidade em relação às questões étnico-raciais.

Já na diretoria de Políticas Públicas para Mulheres, chefiada por Mariana Neris, o objetivo é trabalhar para que os municípios paranaenses repliquem o pacote de ações lançado pelo Governo do Estado. Além disso, a diretoria dá continuidade a programas que já existiam, como o Ônibus Lilás, por exemplo, que é um veículo itinerante que atende mulheres no atendimento a situações de violência e orientações sobre direitos.

Fonte: Secretaria da Mulher e Igualdade Racial