Roberta Stubs participa do projeto Pesquisadoras do MAC nesta quarta-feira 20/10/2021 - 09:52

A segunda convidada do projeto Pesquisadoras no MAC é a artista e pesquisadora acadêmica Roberta Stubs, que participa de uma conversa ao vivo no Instagram do Museu nesta quarta-feira (20), a partir das 15 horas. A iniciativa tem como objetivo dar maior visibilidade e trazer à discussão pública algumas pesquisas acadêmicas no campo da arte que são realizadas em universidades do Paraná.

Participam da proposta professoras artistas, pesquisadoras que formam artistas, críticas de arte e curadoras do Paraná que, muitas vezes, não têm suas pesquisas circulando em contextos fora do universo acadêmico.

Serão três pesquisadoras convidadas pelo setor Educativo do Museu, que mediará as conversas. A primeira participante foi Keila Kern, em 30 de setembro. A última live será em 16 de novembro com Milla Jung.

CONVIDADA – Roberta Stubs é artista, pesquisadora e professora. Sua pesquisa envolve processos fotográficos e filosofia da diferença. Com trabalhos em fotografia, vídeos e objetos insere a questão da experiência no lugar da representação. Seu trabalho tensiona noções relativas ao tempo, memória, corpo e subjetividade operando com apagamento, deslocamento e ampliação dos contornos da relação sujeito-mundo. Vive e trabalha em Maringá.

DENTRO E FORA DO MUSEU – O projeto é parte de uma série de atividades que aproximam o Museu de Arte Contemporânea do Paraná de universidades e cursos livres de artes visuais.

Segundo a diretora do Museu, Ana Rocha, a idealização da proposta Pesquisadoras no MAC veio da equipe do setor Educativo, como parte de uma intervenção dos estagiários na estrutura da programação.

“Esse projeto é um resultado de uma participação ativa dos estagiários do Museu na formulação da nossa programação, com liberdade de proporem ideias que contam com o suporte do MAC para tirá-las do papel”, afirma. Para ela, a valorização do trabalho dos estagiários também perpassa o caráter formativo inerente ao museu.

“Uma das propostas realizadas pela diretoria para nós estagiários foi a de desenvolvermos projetos de intervenção, e foi daí que nasceu esse projeto”, conta a estagiária do setor Educativo, Marina Raimundini. “Com certeza, a liberdade e o suporte fornecidos pela diretoria do MAC foram essenciais para o desenvolvimento dessas ideias.”

Serviço:

Data: 20 de outubro, quarta-feira

Horário: 15 horas

Transmissão ao vivo pelo Instagram @mac_parana