Renda Agricultor Familiar ajuda moradora de Quitandinha a entrar no ramo das pizzas 19/04/2022 - 14:54

O projeto Renda Agricultor Familiar, do Governo do Paraná, levou esperança e dias melhores à Raquel da Silva Reis, moradora da comunidade Pangaré Velho, em Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba. Casada e mãe de seis filhos, ela se viu em apuros no início da pandemia quando perdeu o emprego. Com o apoio, no entanto, ela pode estruturar a fabricação de pizzas, garantindo renda para bancar as despesas da casa.

Desenvolvido em parceria pelas secretarias estaduais da Justiça, Família e Trabalho e da Agricultura e Abastecimento, IDR-Paraná e municípios, o Renda Agricultor Familiar é uma ação do programa Nossa Gente Paraná para atendimento às famílias rurais em situação de vulnerabilidade social.

Consiste em um trabalho de assistência técnica e extensão rural, realizado por um profissional do IDR-Paraná. Ele constrói, juntamente com a família, um projeto de estruturação da unidade produtiva familiar, que pode abranger atividades em três áreas: saneamento básico (construção ou melhoria de banheiro, proteção de fontes, destinação adequada das águas usadas); produção para autoconsumo (avicultura, horticultura, fruticultura, entre outros); e apoio a processos produtivos (geração de renda por meio de atividades agrícolas e não-agrícolas).

Para subsidiar essas atividades, cada família recebe um auxílio financeiro de R$ 3 mil. O projeto já atendeu mais de 6 mil famílias. Os recursos são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Estado.

E foi o Renda Agricultor Familiar que possibilitou à Raquel investir na fabricação e venda de pizzas. Aos poucos ela e a família estão estruturando o empreendimento. Apesar de modesta, a ação está garantindo renda e melhores condições para a família. 

A agricultora resolveu arriscar nas massas em 2021. Antes da pandemia ela trabalhava numa pizzaria e ali aprendeu a fazer a pizza e as coberturas. Mas a vontade de empreender sempre ficou limitada pela falta de recursos.

No ano passado Raquel passou a ser atendida diretamente por Renata Lessa, economista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). Em conversa com a extensionista, Raquel manifestou a vontade de continuar a fazer pizzas, mas dessa vez de maneira independente.

A ideia foi colocada em prática. Renata incluiu Raquel entre as beneficiárias do projeto Renda Agricultor Familiar e, em dezembro do ano passado, a agricultora recebeu a primeira parcela de recursos. A primeira providência foi fazer a limpeza e regularização da fossa sanitária da propriedade. Além disso, Raquel comprou um forno elétrico. Ela também adquiriu os ingredientes para fazer as pizzas e começou a fazer a máquina girar.

CURSO – Para melhorar a qualidade do produto, Raquel também fez um curso de manipulação de alimentos, oferecido pelo IDR-Paraná. A segunda parcela de recursos chegou este ano e foi o suficiente para que Raquel conseguisse comprar uma geladeira usada, além de mais ingredientes para as pizzas e refrigerantes que ela também fornece a seus clientes.

Agora, segundo ela, são 75 pizzas entregues na região. É um dinheiro extra, sempre bem vindo. "Está ajudando bastante. Esse recurso foi uma bênção porque é uma porta que se abre para a nossa família. Sempre tenho um dinheiro para pagar o gás, a luz, a internet. Me ajudou muito porque eu estava desempregada. Esse programa chegou na hora certa", afirma Raquel.