Regionais de Curitiba celebram Dia da Mulher com cultura e orientações sobre saúde e direitos 06/03/2024 - 15:41

A programação para o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8/3), nas administrações regionais, reúne arte, cultura, distribuição de flores, palestras, orientações de saúde e de defesa dos direitos da mulher.

Santa Felicidade, Pinheirinho, CIC, Bairro Novo e Tatuquara terão entrega de flores e bombons às servidoras municipais de cada espaço. Todas as dez regionais da cidade receberam 300 vasinhos de flores do Horto Municipal para distribuição durante o evento às mulheres.

Em algumas regionais, as ações também se estendem em outros dias ao longo de março, mês da mulher.

CIC

Na Regional CIC, está previsto também um cronograma aberto à comunidade, no dia 15, com aula laboral, palestras preventivas contra câncer e a violência doméstica, além da presença do Ônibus Lilás. A ação tem apoio das secretarias municipais da Saúde e do Esporte, Lazer e Juventude.

Cajuru

Na Regional Cajuru, a programação começou nesta quarta-feira (6/3), em um evento conjunto entre a Administração Regional e a Assessoria de Direitos Humanos - Políticas para Mulheres, na Rua da Cidadania Cajuru, com a oferta de serviços da Prefeitura para sensibilização sobre direitos das mulheres.

Na sexta-feira (8/3), a Regional Cajuru fará também a entrega das flores às servidoras.

Matriz

Na Regional Matriz, a programação será na sexta-feira (8/3), em uma ação integrada do Conseg Mulher (Conselho de Segurança da Mulher), Polícia Civil e Prefeitura. As atividades gratuitas vão das 13h às 17h, no calçadão da Praça Rui Barbosa, no Centro.

O cronograma prevê ações do Ônibus Lilás e da Casa da Mulher Brasileira, entrega de flores, distribuição de livros e montagem do varal de poesias da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), orientações da FAS (Fundação de Ação Social) sobre o Creas, Pousada de Maria e serviços sociais a imigrantes.

A Polícia Civil, em parceria com outras instituições, vai orientar sobre as várias formas de violência contra a mulher, leis em vigor, medidas protetivas.

No Mercado Central, na Rua da Cidadania, está prevista uma programação cultural alusiva às mulheres, com decoração especial, entrega de brindes e flores às servidoras e público feminino, apresentações de dança, música, show de viola e ginástica, das 10h às 14h.

Boqueirão

A Regional Boqueirão terá diversas atrações para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. Durante toda esta quarta-feira (6/3), educadoras sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vão distribuir brindes às mulheres em trânsito pela Rua da Cidadania.

Nesta quinta-feira (7/3) o Ônibus Lilás vai atender as mulheres no Cejuv (Centro da Juventude) do Alto Boqueirão, das 9h30 às 11h30. No mesmo dia, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai promover, às 9 horas, um aulão no ginásio da Rua da Cidadania. No dia 8, o aulão acontece às 14 horas.

Na sexta, as homenagens continuam com a entrega de flores, apresentação de violeiros da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e distribuição de poesias para as mulheres, no período da tarde, na Rua da Cidadania. A ação será promovida pela Casa da Leitura Wilson Martins.

Na programação do Março Lilás e do Aniversário de Curitiba, a Regional Boqueirão prevê ainda uma exposição no dia 27, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, sobre a importância da prevenção contra câncer do colo de útero.

Boa Vista

A Regional Boa Vista também inclui atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Nesta sexta, o auditório da Rua da Cidadania Boa Vista, a partir das 9h, recebe a palestra Saúde da Mulher, com Daniela Saldanha Wittig. O evento é realizado em parceria com a Smelj.

À tarde, a partir das 14h30, haverá café da tarde e cultura. A companhia Os Barbacas apresenta O Melhor Espetáculo de Hoje, no auditório do espaço.

Das 9h às 16h, acontece o mutirão de empregabilidade Mulheres em Foco, no Espaço do Trabalhador Curitibano da Rua da Cidadania. Serão oferecidas 200 vagas de emprego na ação organizada em parceria com a FAS. Haverá ainda, distribuição de vasinhos de flores.

Ainda no cronograma do mês da mulher, no dia 12 está prevista palestra com Larissa Hack, do Instituto Batom, com o tema Qual trabalho ela quer? no auditório da Rua da Cidadania do Boa Vista. O bate-papo é dirigido às usuárias dos Cras, Creas e unidades de acolhimento. Também serão convidadas as lideranças e parceiras dos territórios da Regional Boa Vista em evento também organizado com a FAS.

Portão

A Regional Portão programou duas ações pelo Dia Internacional da Mulher. Nesta sexta-feira, haverá distribuição de vasinhos de flores produzidas pelo Horto Municipal na Rua da Cidadania do Fazendinha. No próximo dia 12, está prevista também a ação do Ônibus Lilás, com orientações sobre os direitos das mulheres, a partir das 9h.  Às 10h30, ocorre a palestra Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, proferida por Gléri Bahia.

Outras regionais

As regionais Pinheirinho e Santa Felicidade farão distribuição de flores do Horto Municipal para as servidoras e mulheres em visita às Ruas da Cidadania para celebrar a data, nesta sexta-feira (8/3). Cada administração vai entregar 300 unidades.

Na Regional Santa Felicidade será montada uma mesa decorativa no centro da quadra do ginásio de esportes para a entrega das flores e de um cartão celebrativo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba