Quatro mulheres representam o Brasil nas Olimpíadas de Inverno 10/02/2022 - 13:41

Quatro mulheres representam o Brasil nas Olimpíadas de Inverno de Pequim (China), que ocorrem entre 4 e 20 de fevereiro de 2022. No total, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) levou 11  integrantes da delegação, dos quais, quatro são mulheres: Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera (que substitui Bruna Moura), no esqui cross country, Sabrina Cass, no esqui estilo livre, e Nicole Silveira, no skeleton.

Jaqueline Mourão é um dos nomes mais experientes. A mineira de 46 anos vai para a oitava participação dela em Jogos Olímpicos, sendo seis de inverno e dois de verão (competiu no ciclismo mountain bike em Atenas 2004 e Pequim 2008, curiosamente onde volta a competir agora). Ela é um dos três nomes do esqui cross country, junto a Bruna Moura e Manex Silva (masculino). Mourão é a atleta brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos.

Sabrina Cass, do esqui estilo livre, de 19 anos, nasceu, cresceu e vive nos Estados Unidos, mas tem mãe brasileira. Competiu pela bandeira norte-americana por muito tempo - foi até campeã mundial juvenil em 2019 - mas passou a defender o Brasil no fim de 2021.

Nicole Silveira, gaúcha de 27 anos radicada no Canadá, é uma das expectativas dos jogos. Ela começou no skeleton no atual ciclo olímpico, após passar por outros esportes. Pela primeira vez, o Brasil vai participar da prova de skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno. Nas sessões de treinos, Nicole ficou com o nono e o décimo tempo.

Bruna Moura sofreu um acidente de carro na Itália e ficou ferida. Ela viajava para a Alemanha para embarcar para a China, e participar da competição. O motorista do veículo morreu na colisão. Ela foi substituída pela atleta Eduarda Ribera, de 17 anos. A família Ribera é de Rondônia, mas atualmente moram em Jundiaí, em São Paulo.

Entre estreantes e veteranos, os brasileiros buscam o primeiro pódio na história em uma edição de inverno. O Brasil esteve presente nas últimas oito edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, a partir de 1992, mas nunca obteve um pódio. A maior delegação que o país já levou à competição foi em Sochi, na Rússia, em 2014, quando contou com 13 atletas.

Fonte: Com informações da Agência Brasil