Projetos inspiradores marcam Semana do Voluntariado no Paraná 02/10/2023 - 12:04

A Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) reuniu uma série de ações inspiradoras que existem no Paraná para incentivar outras pessoas a participarem de projetos e ações semelhantes em todo o Estado. Muitas das iniciativas já são conhecidas pelos paranaenses e mudaram a vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Conheça os projetos:


 

 

 

Uma dessas ações inspiradoras é desenvolvida pelo barbeiro Augusto Neto. Há anos ele resgata a autoestima de muitos idosos que vivem no Asilo Lins de Vasconcelos, em Paranavaí, no noroeste do estado. O trabalho começou em 2019. Uma vez por mês ele leva suas ferramentas de trabalho, sua generosidade e empatia, e corta cabelos de graça. Neto, como é conhecido, não apenas oferece habilidades técnicas, mas também proporciona um momento de conexão humana, de cuidado e de conversa com estes idosos.


 

 

 

Já o mestre Leonardo Rusycki desenvolve projetos sociais há mais de 20 anos. Ele leva atividade física e treinamento de qualidade para crianças, adolescentes e mulheres de Curitiba e região metropolitana. Seu trabalho ganhou grande notoriedade pelos projetos voltados às mulheres, levando, através da defesa pessoal, qualidade de vida, autoconfiança, autoestima e preparando-as para salvaguardar suas vidas e de suas famílias. 


 

 

 

A Chayanne Telles começou no voluntariado ainda menina, aos 11 anos, fazendo visitas ao lar de idosos e ajudando sua avó a cada Natal a levar brinquedos e brincadeiras para crianças de comunidades carentes no interior. Há 5 anos ela leva abraços, sorrisos, carinho e atenção aos pacientes, familiares e colaboradores dos hospitais, transformando o ambiente, muitas vezes triste e pesado, em leve e descontraído, pelo projeto Especialistas da Alegria, com toda a ternura e afeto que a Dra. Confusa tem!


 

 

 

O casal Ernani e Stella promovem um trabalho sem igual com os mais necessitados. Por meio do projeto “Banho do Bem”, eles levam um trailer equipado com chuveiros para fornecer banhos a moradores em situação de rua. Também distribuem roupas, cobertores e itens de higiene, além do sanduíche, café e sempre com conversas, abraços e carinhos, já que a ideia é aquecer o coração. O projeto faz parte da ONG “Aquecendo Corações”.


 

 

 

Diego Saldanha já retirou mais de 10 toneladas de lixo dos rios paranaenses e é o criador de projetos de sustentabilidade ambiental que transformam o mundo e geram um impacto positivo para as próximas gerações. Morando desde pequeno próximo ao Rio Atuba, Diego nadava e pescava nesse famoso rio curitibano. No entanto, com o passar do tempo, o rio foi ficando cada vez mais poluído e sem vida. Com isso, ele decidiu criar uma Ecobarreira para filtrar o lixo flutuante. 


 

 

 

Promotora da pauta pelo fim da cultura de violência desde 2018, Larissa Hack iniciou o “Projeto Batom” para dar voz às mulheres e meninas que sofrem violência. Larissa atua como uma voz amiga e seu objetivo é fornecer suporte, orientação e recursos necessários para ajudar essas mulheres a superarem as dificuldades que enfrentam. Seu trabalho é criar um ambiente seguro e confidencial, onde as mulheres possam compartilhar suas experiências e desabafar sobre as situações de violência que enfrentam e assim ajudá-las a seguir em frente.


 

 

 

Aline Leutner iniciou o projeto Casa dos Gatos em 2018 e em maio de 2022 o passou a ser uma ONG denominada de Associação Casa dos Gatos Curitiba. O intuito da Aline é tentar minimizar o número de gatos em situação de abandono, promovendo adoções responsáveis e garantindo que os animais que chegam até a ONG sejam esterilizados, cuidados e encaminhados para adoção. 


A SGAS incentiva projetos de voluntariado e também desenvolve campanhas sazonais abertas a todos os cidadãos interessados em colaborar. As principais iniciativas são focadas na arrecadação de brinquedos para distribuição no Natal e no Dia das Crianças, a distribuição de sementes e mudas de árvores nativas para plantio, e a doação de chocolate na Páscoa. No site da instituição é possível conferir mais informações sobre as campanhas e como participar de cada uma delas.