Projeto da UFPR realiza Jornada de Desenvolvimento de Mulheres para egressas do sistema prisional 16/11/2021 - 16:22

O Projeto Mulheres Empreendedoras e Líderes (MEL), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a unidade de Curitiba do escritório social do Departamento Penitenciário do Paraná, promove uma edição da Jornada de Desenvolvimento de Mulheres para egressas do sistema prisional. Com atividades destinadas a mulheres que tenham saído ou estejam para concluir seu tempo de cárcere no semiaberto, a programação teve início no mês de outubro e segue até junho de 2022.

O objetivo da jornada é desenvolver a formação humana integral dessas mulheres, além de auxiliar na profissionalização e no planejamento pessoal integrado. O trabalho sócio-educativo vêm demonstrando profundo impacto tanto para mulheres egressas, como também para as que apoiam e trabalham para a causa.

Formada por mulheres curitibanas, líderes e empreendedoras da capital paranaense, a primeira turma da Jornada foi promovida no ano de 1999 pela UFPR e pelo Hospital de Clínicas. De acordo com a coordenadora do evento há 25 anos, Maria Rita T. Michalski, a atividade tem como foco o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. “Além de possibilitar a qualificação para o mercado de trabalho, a Jornada recoloca o empoderamento real da autoestima, da cidadania e da reflexão profunda sobre questões de gênero”, ressalta.

A coordenadora do Projeto MEL e professora da UFPR, Maria do Carmo Duarte Freitas, afirma que a Jornada de Desenvolvimento de Mulheres tem impacto socioeconômico e cultural porque propõe a troca de conhecimento por meio de uma abordagem educacional circular. “As colaboradoras têm entrado em um processo contínuo de reflexão sobre o coletivo e a importância de todas darem as mãos”, aponta. “A sociedade precisa olhar para esse grupo de mulheres. Inseri-las no mercado de trabalho, em projetos de capacitação e qualificação. E, acima de tudo, olhar sem discriminar”.

A colaboradora, empresária Yogui GurSandesh, relata que os encontros e atividades presenciais possibilitam o contato profundo entre mulheres de diferentes realidades. “Para mim foi uma oportunidade única de poder levar as ferramentas para o autoconhecimento a essas mulheres que enfrentam uma realidade tão difícil. Todas essas ferramentas vão agregar na jornada pessoal de superação e prosperidade em suas vidas. Foi muito emocionante ver como elas estão abertas para troca de conhecimento”. A empresária curitibana ainda destaca a importância da participação das madrinhas. “É incrível estar em contato com mulheres tão dispostas a oferecer tempo e energia para ajudar na trajetória da vida de outras mulheres.”

Atualmente as atividades são realizadas de modo presencial. Em 2022, haverá o lançamento do curso completo e virtual disponível pela UFPR Aberta. O Projeto MEL também planeja publicar um livro que compila a metodologia e a história de vida das alunas participantes no mês de julho, quando haverá a formatura da turma.

Para acompanhar as ações e eventos da Jornada, acesse as redes sociais do Projeto MEL pelo Facebook e Instagram.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social da UFPR