Programa de municipalização da SEJUF aproxima Políticas da Mulher a municípios 22/10/2021 - 11:03

Nesta quinta-feira, a Camara Municipal de São Jose dos Pinhais recebeu o projeto de muncipalização da  Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. O objetivo é aproximar os municípios e apresentar os projetos desenvolvidos  pelos departamentos da Sejuf. O evento  recebeu técnicos e gestores municipais, que receberam orientações sobre os programas das equipes da Sejuf, nas áreas de criança e adolescente, pessoas idosas, pessoas com deficiência, assistência social, direitos da mulher e do trabalho.

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e as prefeituras de São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Agudos do Sul e Tijucas do Sul assinaram os termos de adesão aos programas Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) e Nossa Gente Paraná. A ação faz parte do programa de Municipalização da Sejuf, que está sendo realizada na Região Metropolitana de Curitiba.

“O governo está levando os serviços para mais perto dos municípios. As Prefeituras são parceiras nos programas que são voltados para as pessoas que mais precisam”, afirmou Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho.

DGDM - O Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher  apresentou  as politicas voltadas para a Mulher e distribuiu materiais de apoio , principalmente de prevenção a violência doméstica. O foco é principalmente auxiliar servidores dos municípios, centros de referência e assistência ao público para questões referentes a  Mulher.  A assistente social Maria Aparecida Paulino de Viveiros conversou com a equipe do departamento e ressaltou a importancia de levar questões das mulheres aos conselhos tutelares. "Acho importante levar esse material referente as politicas das mulheres e fomentar o debate. Alem disso, o material é fundamental porque é educativo e facilita muito o trabalho dos técnicos" ressaltou a assistente.