Professoras da rede municipal ensinam alimentação saudável e cultivo caseiro de vegetais 17/01/2022 - 12:04

Está com tempo de sobra nas férias e quer aprender mais sobre alimentação saudável e como construir sua própria horta caseira? Então faça sua pesquisa na TV Escola Curitiba sobre cultivo urbano e sustentabilidade e assista às aulas do projeto “Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da rede municipal de ensino”.

O Mãos na Massa incentiva estudantes a encontrarem soluções para questões do dia a dia de maneira criativa e sustentável, para que sejam mais inovadores e autônomos.

No caso do cultivo caseiro de vegetais, é possível usar materiais recicláveis como garrafas PET para cultivar hortaliças até na parede do seu apartamento, numa horta suspensa.

Na aula sobre sustentabilidade e cultivo urbano para o 9º ano do Ensino Fundamental, professoras da Escola Maria Clara Brandão Tesserolli falam sobre alimentação saudável, mostram a Fazenda Urbana no Cajuru e explicam como manter sua horta sempre verde.

As professoras orientam os estudantes a começarem plantando temperos em vasos pequenos, e a partir daí podem cultivar alface, tomate, cebolinha, cenoura, entre outros, em caixas maiores. Tudo fresquinho e sem aditivos químicos.

Assista à aula.

FAZENDA URBANA - Você também pode fazer uma horta por irrigação capilar, opção de plantio para quem mora em espaços pequenos que não têm solo, como sacadas e lavanderias de apartamentos.

Você vai precisar de uma caixa de isopor, um cano de PVC, terra preparada, serragem e das mudas de plantas.

Para saber como ter a sua, faça uma visita à Fazenda Urbana de Curitiba, onde essas hortas estão expostas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba