Professora se destaca por aprendizado individualizado na educação especial 18/10/2021 - 10:03

Professora de Educação Especial há 30 anos, Jaqueline Bensi Siqueira desenvolve no Colégio Estadual João Paulo I, em Curitiba, um trabalho colaborativo voltado ao aprendizado individualizado e sensibilização dos docentes. Com os estudantes, ela promove atividades para descobrir como é o processo de aprendizagem de cada um, respeitando o tempo e entendendo quais recursos geram melhores resultados. Já com os docentes, o trabalho é direcionado ao entendimento desses processos, visando a contribuir com o melhor desempenho de cada aluno.

Por esse trabalho, Jaqueline se destaca e é personagem de reportagem produzida pela Secretaria estadual da Educação e do Esporte como homenagem pelo Dia do Professor, celebrado nesta sexta-feira, 15 de outubro. “Nosso trabalho na Educação Especial é descobrir como o aluno trabalha e, a partir disso, orientar os professores do ensino regular”, afirma. “Cada um aprende de uma maneira, e é preciso respeitar esses diferentes processos.”

Na sala de recursos multifuncional do colégio, onde é ofertado o Atendimento Educacional Especializado, Jaqueline trabalha, também, com estudantes do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, da educação especial. No contraturno, ela dá aulas de Língua Portuguesa para o 6º ano do ensino regular.

A professora também teve experiências profissionais na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) até 2015, envolvendo a estimulação sensorial de crianças desde os 2 anos, com brincadeiras no chão para desenvolver a coordenação motora. “O ato da descoberta me encanta. Gosto de participar do ‘descobrir’ da criança, que é um, e do ‘descobrir’ do adolescente, que é totalmente diferente”, diz Jaqueline.

Natural de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro do Paraná, Jaqueline almejava ser professora desde a infância, quando ia de charrete para a escola rural que frequentava. Suas grandes inspirações foram a professora que a alfabetizou e a de Língua Portuguesa da 8ª série (na época).

“Ser professor significa fazer a diferença para mim e para o outro, tornar melhor o lugar onde estou e o cotidiano das pessoas com quem eu convivo”, declara Jaqueline. “É muito mais do que passar o conteúdo. É conseguir ver o outro no todo, não só como aluno, mas como um indivíduo na sua totalidade, com suas particularidades e com seu próprio tempo de aprender.”

DIA DO PROFESSOR – Esta matéria encerra a série produzida pela Secretaria estadual da Educação e do Esporte em homenagem ao Dia do Professor. Na quarta, foi publicada a primeira, sobre a diretora que promoveu melhorias na aprendizagem a partir da revitalização de espaços da escola. Na quinta, foi compartilhada a história do diretor que criou projetos de sala verde e atendimento psicológico para os estudantes.

FONTE: AEN/PR