Polícia Civil e Unidep assessoram mulheres vítimas de violência doméstica, no Sudoeste 17/12/2021 - 13:49

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) assessoraram juridicamente cerca de 60 vítimas de violência doméstica em um período de quatro meses. Através de uma parceria firmada entre as instituições, estudantes de Direito e professores atendem gratuitamente mulheres que precisam resolver questões na área cível e em algumas situações da área criminal.

O serviço gratuito, que iniciou em agosto deste ano a partir de um termo de cooperação técnica firmado entre a PCPR e a Unidep, é oferecido à mulher no momento em que ela registra ocorrência na delegacia. 

Inicialmente as interessadas eram encaminhadas para receberem o primeiro atendimento no núcleo de prática jurídica da faculdade, mas foi percebido que as vítimas não compareciam no endereço.

“Passamos a fazer o primeiro acolhimento na delegacia e elas passaram a aceitar mais o serviço. Percebemos que as vítimas se sentiam mais seguras em ter o atendimento aqui e os resultados são evidentes”, explica a delegada da PCPR Franciela Alberton. 

Após o diagnóstico das necessidades da mulher, alunos e professores agendam os atendimentos posteriores no Centro Universitário. Segundo Franciela, muitos dos crimes ocorrem por questões cíveis, como divisão de bens, guarda e pensão dos filhos, e a resolução desses conflitos elimina a violência. 

O projeto segue em 2022 e deverá ser incrementado frente à demanda. Esse ano a equipe jurídica atendeu o público uma vez por semana na delegacia. Em casos de crimes de ação penal privada o projeto também presta assessoria às vítimas.