Pesquisadora de arte indígena Naine Terena fala ao público do MUPA na sexta-feira 31/05/2022 - 15:50

Consultora do programa Curadoria Compartilhada com os bolsistas indígenas do Museu Paranaense, a artista e educadora Naine Terena de Jesus apresenta uma fala aberta ao público nesta sexta-feira (03), no MUPA. O encontro é gratuito e os 40 lugares disponíveis serão ocupados por ordem de chegada. Naine abordará a temática “O que podem os museus: processos e reencontros”, em que vai compartilhar um pouco de sua vivência como curadora, artista e pesquisadora indígena.

O MUPA está dando início ao programa de Curadoria Compartilhada com os bolsistas selecionados Camila dos Santos (Kanhgág), Yva Ruiz (Tikuna) e Robson Delgado (Baré), que acontecerá até março de 2023. A consultoria de Naine, uma das mais importantes pesquisadoras da arte indígena do país, consiste no acompanhamento desse processo.

Em um primeiro momento é feita a recepção dos estudantes. Naine está no MUPA durante esta semana para conhecer os projetos já realizados no museu com as populações indígenas – eles estiveram presentes em várias atividades do Programa Público realizado este ano. Ela também está conhecendo o acervo do museu com os participantes da curadoria. 

Depois dessa etapa, o acompanhamento será remoto em diálogo e troca constantes com a equipe do MUPA e com os artistas para a organização dos trabalhos e da exposição que concluirá o projeto. Naine será a responsável pela redação do texto final dessa mostra. A expectativa é que na consultoria ela compartilhe com o Museu Paranaense sua metodologia de trabalho, deixando mais um importante capítulo de entendimento sobre práticas colaborativas para o MUPA.

SOBRE NAINE – Natural de Cuiabá (MT), Naine Terena é mestre em artes, doutora em educação e comunicóloga. Mulher do povo Terena, é também curadora, artista e educadora. É docente na especialização em gestão cultural – ampliação de repertórios do Instituto Itaú Cultural; pesquisadora do projeto DECAY, financiado pelo Riksbankens Jubileumsfond, e idealizadora da Mostra Etnomídia indígena. 

Serviço:

Fala aberta “O que podem os museus: processos e reencontros”, com Naine Terena de Jesus

Data: 03 de junho, sexta-feira

Horário: 16 horas

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 - Curitiba 

Entrada gratuita. 40 lugares disponíveis por ordem de chegada

Não é necessário se inscrever

www.museuparanaense.pr.gov.br