Mulheres representam quase metade dos bolsistas do Programa Geração Olímpica 09/09/2021 - 16:41

A equipe bolsista do Programa Geração Olímpica do Estado do Paraná é formada por 4.011 atletas. Desse total, 1.946 são mulheres, ou seja, quase metade do grupo (48,52%) é composto pela categoria feminina. Os dados são da Superintendência do Esporte. Mesmo em menor número, as mulheres também estão presentes entre os técnicos, somando 27% dos bolsistas. 

O Programa Geração Olímpica  foi criado pelo Governo do Estado em 2011. Este é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta. As atletas marcam presença nas duas categorias de bolsas: Formador e Olimpo, incluindo técnicas. A Categoria Formador destina bolsas para atletas entre 11 e 17 anos que disputam modalidades olímpicas e paralímpicas, sendo vinculados aos colégios da Rede Estadual de Ensino. Já a Olimpo é voltada àqueles que conquistam vagas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. 

O programa possui muitos bolsistas medalhistas, inclusive em competições de maior visibilidade. Nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, por exemplo, em suas edições de 2015 (Toronto) e 2019 (Lima), foram 27 medalhas para mulheres e 25 para homens. 

O Estado teve 19 atletas competindo nas Olimpíadas, dos quais dez eram do sexo feminino. Do total de atletas, dez recebem bolsa do Governo do Estado pelo programa Geração Olímpica. As mulheres representantes foram Ágatha Bednarczuk (Vôlei de praia, dupla com Duda Lisboa), Haline Scatrut (Rúgbi), Rafaela Zanellato (Rúgbi), Larissa Araújo  (Handebol), Tábata Vitorino (Atletismo), Tatiane da Silva  (Atletismo), Natália Pereira (Vôlei), Roberta Ratzke (Vôlei), Ana Sátila  (Canoagem) e Nicole Pircio (Ginástica rítmica).

Únicas medalhistas das competidoras do Paraná, Natália Pereira e Roberta Ratzke integram o time de Vôlei que ficou com a prata nas Olimpíadas. O ouro foi para os Estados Unidos por 3 sets a 0.

Tatiane da Silva não foi medalhista, mas bateu recorde brasileiro nos 3 mil metros com obstáculos, com o tempo de 9m36s43, mas não se classificou para a final ao terminar na sétima posição na série e em 28º no geral. A canoísta Ana Sátila, também fez história apesar da falta da medalha. Ela foi a primeira brasileira a chegar à final na canoagem slalom. Sátila terminou na 10ª colocação. Na categoria K1 que Sátila também disputou, foi eliminada na semifinal, na 13ª colocação.

Ágatha Bednarczuk e Duda Lisboa do Vôlei de Praia foram eliminadas antes das oitavas de final. O Rúgbi, com Haline Scatrut e Rafaela Zanellato, não venceu nenhuma partida. Handebol, com Larissa Araújo, saiu antes das quartas de final. Tábata Vitorino competiu no revezamento 4x400 m misto, mas o grupo foi eliminado antes de chegar à final. A equipe da Ginástica Rítmica, com Nicole Pircio, não conseguiu ir para a final, sendo eliminada na 13ª posição (penúltima) por terem errado no final, perdendo uma das bolas.

PARALIMPÍADA DE TÓQUIO - A delegação do Paraná foi composta por 25 pessoas - sendo 24 bolsistas do Programa Geração Olímpica e mais um atleta, Ronan Cordeiro, contemplado pelo Programa de Fomento e Incentivo aos Esporte - Proesporte. Os atletas do Paraná bateram o recorde de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Foram sete medalhas, uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze, superando o resultado da Rio 2016, quando receberam duas de prata. Todos são bolsistas do Geração Olímpica. Das sete, duas foram conquistadas por mulheres.

As irmãs gêmeas Beatriz e Débora Borges Carneiro ganharam medalhas de bronze.  Débora participou da final do revezamento 4x100 metros livre misto (classe S14, para deficientes intelectuais), equipe que terminou na terceira colocação. A medalha de Beatriz veio na final dos 100 metros peito. Ela chegou no terceiro lugar, apenas dois centésimos à frente da irmã. Meg Emmerich também ganhou o bronze e se tornou a terceira judoca do Brasil medalhista em Tóquio. Pela categoria +70kg, a brasileira derrotou Altantsetseg Nyamaa, da Mongólia, com um ippon após 1min22 de luta.

Os outros medalhistas foram o ouro da seleção de futebol de cinco, que tiveram os bolsistas Jefinho, Cássio e Gledson no time, as pratas de Jovane Guissone, na esgrima em cadeira de rodas, e de Giovane Vieira, na canoagem. O quarto bronze foi para Eric Tobera, na natação.