Mulheres batem recorde de medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 10/08/2021 - 15:32

As atletas mulheres brasileiras foram recordistas no número de medalhas conquistadas em uma Olimpíada, totalizando nove nesta edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O segundo melhor resultado foi em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, quando subiram no pódio sete medalhistas.

Das sete medalhas de ouro do país em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres: a da nadadora Ana Marcela, da ginasta Rebeca Andrade e das bicampeãs olímpicas da vela Martine Grael e Kahena Kunze. Além do ouro, o Brasil conquistou quatro pratas e dois bronzes com as mulheres.

A maior medalhista da temporada, Rebeca Andrade, com duas vitórias, chegou a morar e treinar em Curitiba (PR), quando tinha 9 anos, no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná, mantido pela prefeitura. Hoje, aos 22 anos, ela treina no Rio de Janeiro.

Martine Grael e Kahena Kunze, medalha de ouro na classe 49er FX da vela, foram campeãs na categoria pela segunda vez, depois do ouro olímpico no Rio 2016.

Ana Marcela, que disputou sua primeira Olimpíada com apenas 16 anos nos Jogos de Pequim, é um dos principais nomes do esporte no cenário internacional, mas nunca havia conquistado uma medalha olímpica.

No geral, o Brasil somou 21 medalhas nestes Jogos Olímpicos, sendo sete ouros, seis pratas e oito bronzes. Foi a melhor campanha do país na história das Olimpíadas, ficando em 12º lugar no quadro geral.


Lista das medalhistas

Ouro:
Rebeca Andrade (Salto)
Kahena Kunze e Martine Grael (Vela)
Ana Marcela Cunha (Maratona aquática)

Prata:
Rebeca Andrade (Individual geral na Ginástica artística)
Beatriz Ferreira (Boxe até 66kg)
Rayssa Leal (Skate)
Seleção brasileira feminina (Vôlei)

Bronze:
Luisa Stefani e Laura Pigossi (Tênis)
Mayra Aguiar (Judô até 78kg)


PARANÁ – O Estado teve 19 atletas competindo nas Olimpíadas, dos quais dez eram do sexo feminino. Do total de atletas, dez recebem bolsa do Governo do Estado pelo programa Geração Olímpica. As mulheres representantes foram Ágatha Bednarczuk (Vôlei de praia, dupla com Duda Lisboa), Haline Scatrut (Rúgbi), Rafaela Zanellato (Rúgbi), Larissa Araújo  (Handebol), Tábata Vitorino (Atletismo), Tatiane da Silva  (Atletismo), Natália Pereira (Vôlei), Roberta Ratzke (Vôlei), Ana Sátila  (Canoagem) e Nicole Pircio (Ginástica rítmica).

Únicas medalhistas das competidoras mulheres do Paraná, Natália Pereira e Roberta Ratzke integram o time de Vôlei que ficou com a prata nas Olimpíadas. O ouro foi para os Estados Unidos por 3 sets a 0.

Tatiane da Silva não foi medalhista, mas bateu recorde brasileiro nos 3 mil metros com obstáculos, com o tempo de 9m36s43, mas não se classificou para a final ao terminar na sétima posição na série e em 28º no geral. A canoísta Ana Sátila, também fez história apesar da falta da medalha. Ela foi a primeira brasileira a chegar à final na canoagem slalom. Sátila terminou na 10ª colocação. Na categoria K1 que Sátila também disputou, foi eliminada na semifinal, na 13ª colocação.

Ágatha Bednarczuk e Duda Lisboa do Vôlei de Praia foram eliminadas antes das oitavas de final. O Rúgbi, com Haline Scatrut e Rafaela Zanellato, não venceu nenhuma partida. Handebol, com Larissa Araújo, saiu antes das quartas de final. Tábata Vitorino competiu no revezamento 4x400 m misto, mas o grupo foi eliminado antes de chegar à final. A equipe da Ginástica Rítmica, com Nicole Pircio, não conseguiu ir para a final, sendo eliminada na 13ª posição (penúltima) por terem errado no final, perdendo uma das bolas.

Com informações da Agência Brasil e Agência de Notícias do Paraná