Março começa com atividades de prevenção e combate à violência contra a mulher em Curitiba 04/03/2024 - 15:15

No mês em que são celebradas as lutas e conquistas femininas, a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres de Curitiba preparou uma programação repleta de atividades. O destaque fica por conta do Ônibus Lilás, que irá percorrer as dez regionais da cidade com atendimento especializado e promovendo a sensibilização sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento às diversas formas de violência.

“Março é um mês emblemático, para refletir sobre os nossos direitos e o Ônibus Lilás é um instrumento importante, além do caráter educativo ele atende as mulheres em locais onde há maior dificuldade de acessar os serviços. Com ele é possível fazer todos os encaminhamentos e ainda trabalhar o material que a ADH tem para oferecer”, explica Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

A programação começou nesta sexta-feira (1/3), na Regional Tatuquara, e contou com a participação do administrador regional, Marcelo Ferraz Cesar.

As participantes desfrutaram de uma série de atividades voltadas para o bem-estar e a conscientização. Entre elas, destacam-se a animada apresentação da Banda Lyra, uma peça teatral enfocando a prevenção contra a dengue, uma aula de zumba e a participação da Patrulha Maria da Penha. Além disso, as mulheres foram presenteadas com mudas de plantas, simbolizando o florescer de uma nova era de respeito e igualdade.

Jenifer Teodoro, 31 anos, é moradora da Caximba e participou da tarde de atividades no Tatuquara.

“Não conhecia o Ônibus Lilás, acho que é importante a gente conhecer os nossos direitos. Estou me divertindo e aprendendo muitas coisas hoje”, revelou Jenifer.

Já Luana dos Santos, 27 anos, foi sorteada e ganhou um tratamento de beleza facial. Grávida da segunda filha, que é esperada para o início de julho, ela comemorou o presente. “É muito bom recebermos esse carinho, quando a gente se sente mais bonita fica mais feliz”, declarou.

 

Programação

A programação não para por aí e, nas próximas semanas, as regionais receberão o atendimento especializado do Ônibus Lilás e palestras com temas de interesse das mulheres. Vânia Martins ministrará a palestra "Caminhos para a igualdade e equidade de gênero" e o tema "Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher", será ministrada por Gléri Bahia.

Data: 6 de março
Local: Regional Cajuru – Rua da Cidadania
Horário: 14h às 16h

Data: 7 de março
Local: Regional Boqueirão – Centro da Juventude CEJUV
Horário: 9h30 às 12h

Data: 8 de março
Local: Regional Matriz – Praça Rui Barbosa
Horário: 13h às 17h

Data: 10 de março
Local: ADH – Políticas para as Mulheres no Belvedere
Horário: 10h às 13h

Data: 12 de março
Local: Regional Portão – Rua da Cidadania
Horário: 9h30 às 11h30

Data: 15 de março
Local: Regional CIC – Rua da Cidadania
Horário: 9h30 às 12h

Data: 19 de março
Local: Regional Bairro Novo – Rua da Cidadania
Horário: 14h às 16h30

Data: 22 de março
Local: Regional Pinheirinho – Associação AMOVI
Horário: 14h às 16h

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba