Linhas de crédito beneficiam especialmente mulheres no Paraná 30/11/2022 - 17:56

A Fomento Paraná, por meio do Banco da Mulher Paranaense, e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) possuem linhas de crédito que beneficiam especialmente as mulheres empreendedoras do estado, para financiarem seus negócios.

Na Fomento, mais de 12 mil mulheres já foram beneficiadas com créditos para apoiar e estimular o empreendedorismo feminino. O programa oferece uma taxa de juros diferenciada, com desconto de 7 pontos percentuais ao ano, para incentivar empreendimentos que tenham mulheres como sócias ou proprietárias, em qualquer setor da atividade econômica. O montante é de mais de R$ 140 milhões. O programa foi lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em setembro de 2019.

O Banco da Mulher Paranaense envolve linhas de microcrédito, em valores até R$ 10 mil para informais e até R$ 20 mil para MEIs e microempresas, além de linhas diversas acima de R$ 20 mil, até R$ 500 mil, para projetos de investimento, como compra de máquinas e equipamentos, reformas, ampliações, instalação de equipamentos para geração de energia de fontes renováveis, entre outros.

O programa foi criado com base em pesquisas que mostram que a mulher tem mais dificuldade de acesso às linhas de crédito quando precisa começar uma atividade empreendedora, já que pouquíssimas iniciam os negócios com base em crédito.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de domicílios brasileiros comandados por mulheres saltou de 25%, em 1995, para 45% em 2018, devido, principalmente, ao crescimento da participação feminina no mercado de trabalho. Elas também são as mais prejudicadas em períodos de crise econômica, por conta da perda de postos de trabalho.

COMO ACESSAR – As empreendedoras interessadas em obter crédito pelo Banco da Mulher Paranaense da Fomento Paraná podem acessar o site www.fomento.pr.gov.br ou procurar os agentes de crédito e correspondentes da rede de parceiros da instituição nas prefeituras, salas do empreendedor, agências do trabalhador, associações comerciais e empresariais, além de diversas sociedades empresariais especializadas.

BRDE - O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) disponibiliza financiamento para investimentos fixos e capital de giro, incluindo micro e pequenas empresas, pelo Programa BRDE Empreendedoras do Sul. Ele já destinou cerca de R$ 212 milhões em recursos para projetos coordenados por mulheres, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desde que foi criado, em março de 2021. Desse total, R$ 60 milhões são só no Paraná, dirigidos à produção rural, inovação, construções e reformas, compra de equipamentos e adaptações de tecnologia.

O programa é direcionado para empresas de diferentes portes que tenham ao menos 40% do seu capital social com sócias mulheres. A oferta de crédito para capital de giro é reservada apenas para pessoas jurídicas e com receita operacional bruta de até R$ 90 milhões no ano anterior ao pedido. Hoje, não há mais valor máximo por operação.

As microempreendedoras individuais e pessoas físicas poderão ter o apoio através de parcerias do banco com outras instituições que atuam com programas de microcrédito, como as cooperativas parceiras.

Para solicitar o financiamento, as empresas devem acessar o site http://www.brde.com.br , no ambiente do Internet Banking (IB).  Todas as operações serão através da plataforma digital e a documentação deverá ser inserida (upload) também através do site. O app do BRDE também traz as informações sobre o programa.