Governo do Paraná apoia expansão de procuradorias da mulher pelo Estado 18/05/2023 - 09:36

O Governo do Paraná, representado pela secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, esteve presente no 4° Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado, realizado pela Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (17). Mais de 200 mulheres participaram do evento, que contou com a presença de procuradoras de todo o estado, incluindo a procuradora da Mulher da Câmara Federal, a deputada federal Soraya Santos, e a procuradora da Mulher do Paraná, a deputada estadual, Cloara Pinheiro.

Leandre elencou as conquistas da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial no primeiro semestre de 2023, como a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM/PR), o lançamento do pacote de medidas para proteção e valorização das mulheres servidoras, e a elaboração de um PPA (Plano Plurianual) sensível às questões de gênero e raça. Ela também convidou os presentes a criarem estruturas municipais de gestão das políticas públicas para as mulheres.

“Estamos em uma jornada que visa construir uma política pública para uma gestão descentralizada. Peço o apoio de vocês para que, nos municípios, seja possível estabelecer um órgão responsável pela política da mulher. Esse órgão pode ser uma coordenação, uma diretoria ou um departamento. O importante é termos uma comunicação direta com as autoridades municipais. Assim, poderemos assessorá-las, capacitá-las para acessar os programas estaduais e colaborar com o cofinanciamento das políticas públicas”, afirmou Leandre.

O Paraná possui, atualmente, 114 procuradoras da mulher instaladas. Em 2019, quando acatando uma sugestão da então deputada federal Leandre, a Assembleia Legislativa do Paraná criou a procuradoria, eram apenas 22 em funcionamento.

A procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Cloara Pinheiro, disse que um dos objetivos do encontro é sensibilizar outros municípios que para que também implantem a Procuradoria da Mulher.

“Faço parte de uma equipe com profissionais maravilhosos dedicados a criar políticas públicas que acolham e protejam todos, especialmente as mulheres que necessitam do nosso apoio. Nosso trabalho é combater a violência e estamos prontos para esclarecer todas dúvidas”, disse.

Soraya Santos, deputada federal e atual procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, afirmou que luta feminina é uma luta suprapartidária. E sem o movimento das procuradorias, fica difícil mensurar o impacto das mudanças na base, principalmente nos municípios.

“Devemos lembrar que a política precisa sair de Brasília e chegar às cidades mais distantes deste país. Somente assim teremos certeza de que o Brasil está mudando. Portanto, essa rede que foi criada pela deputada Leandre, enquanto procuradora, e agora está se expandindo no Estado do Paraná, está inspirando e continuará inspirando outras pessoas que ainda não adotaram essa iniciativa, não apenas aqui, mas em todo o Brasil”, acrescentou.

O encontro continua na quinta-feira (18), já às 9h30, com a Palestra da Assessoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura Municipal de Curitiba.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes no evento, a coordenadora de Ações Solidárias da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, a vereadora Naiany Salvadori, procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Campo Mourão, representando todas as procuradoras da mulher do Paraná, as deputadas estaduais, Mara Lima, Rosangela Rezende, Maria Vitória, e a delegada Luciana Novaes, chefe da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil.

Fonte: SECRETARIA DA MULHER E IGUALDADE RACIAL