Ginasta é destaque na Ginástica Rítmica e garante vaga nos Jogos Pan-americanos 2023 10/12/2021 - 13:41

Entre os dias 23 de novembro e 05 de dezembro foram realizados os Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021, na Colômbia. Esse evento multiesportivo marcou o início do “Ciclo Olímpico de Paris 2024”. O programa Geração Olímpica competiu com 24 bolsistas em dez modalidades e conquistou 15 medalhas. Destaque para a ginasta Maria Eduarda Alexandre, que conquistou o primeiro lugar geral na Ginástica Rítmica e garantiu vaga para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023.

O Pan Júnior de Cali 2021 colocou dois bolsistas do Programa Geração Olímpica em Santiago 2023. Maria Eduarda Alexandre, de apenas 14 anos, foi ouro nas provas de maças e bola, prata no arco e primeiro no individual geral. O treinador Giancarlo Ramirez, auxiliar técnico da equipe de handebol masculina, também foi ouro em Cali. Ramirez esteve em Tóquio e já trilha o caminho rumo à Paris 2024.

“O ano foi de muitas conquistas, estamos fechando 2021 com chave de ouro em Cali, e ao mesmo tempo, abrindo um novo ciclo olímpico, já com excelentes resultados alcançados pelos nossos bolsistas”, ressalta a coordenadora do programa, Denise Golfieri.

CALI – Foram 15 medalhas conquistadas na Colômbia pelos bolsistas do Geração Olímpica: quatro de ouro, oito de prata e três de bronze. O Time Brasil foi campeão geral da competição e o time Geração Olímpica, se fosse um Estado, ocuparia o quinto lugar geral da competição. O Paraná conquistou 19 medalhas e ficou em quarto lugar geral.

GINÁSTICA – A ginástica rítmica do Paraná foi o grande destaque. Quatro bolsistas do programa medalharam em Cali além de Maria Eduarda: Isadora Carnielli de Oliveira conquistou prata na fita e bronze nas maças e bolas, Júlia Beatriz Silva Kurunczi foi ouro no conjunto de fita, prata no conjunto de bola e segundo no conjunto geral, Gabryela Nogueira da Rocha ganhou o conjunto de fita, segundo no conjunto de bola e segundo no conjunto geral, e Juliana Coradine, que também é bolsista, treina as quatro atletas que competiram em Cali.