Foz do Iguaçu recebe provas de canoagem dos Jogos Paradesportivos do Paraná 22/11/2023 - 12:34

A Itaipu Binacional recebeu nesta segunda-feira (20) as provas de canoagem da edição de 2023 dos Jogos Paradesportivos do Paraná, que ocorrem em Foz do Iguaçu (PR). As provas foram disputadas no Parque da Piracema e reuniram cerca de 110 atletas – sendo 40 das modalidades paralímpicas (caiaque e canoa) e 70 de Dragon Boat, categoria exclusiva para mulheres que foram submetidas a mastectomia (retirada das mamas para tratamento de câncer).

De acordo com o fisioterapeuta Luiz Augusto Mazine dos Santos, o Guto, coordenador da competição e do projeto de paracanoagem do Instituto Meninos do Lago (Imel), que tem apoio da Itaipu, essa foi a primeira vez que o Dragon Boat é disputado como modalidade dentro dos jogos paranaenses, reunindo atletas de três municípios: Foz do Iguaçu (que ficou com a medalha de ouro), Londrina (prata) e Curitiba (bronze). Cada equipe conduz um barco com 22 mulheres.

O time de Foz é representado pelas atletas da equipe Flor de Lótus, que faz parte do Imel e treina no Parque da Piracema.

Santos destacou que os Jogos Paradesportivos são a porta de entrada para atletas em competições de alto nível. “É incrível poder sediar essas provas na Itaipu, que é a nossa casa. É uma celebração do nosso trabalho de inclusão e reabilitação”, afirmou.

Capitã e timoneira do time de Dragon Boat de Curitiba, Deborah Vons aprovou a estrutura montada no Parque da Piracema. “É um lugar que eu sempre quis vir. Então juntou as duas coisas: remar e conhecer esse ambiente”, disse. “Foi uma experiência muito boa, adorei”, completou Erick Fernando Gomes Farias, de Londrina.

Bicampeão mundial e paraolímpico de paracanoagem de velocidade, o atleta Fernando Rufino, o Cowboy, acompanhou as provas e também elogiou as instalações. Ele lembrou que o Parque da Piracema conta com o Canal Itaipu, pista para provas de canoagem slalom e que ajudou a revelar grandes atletas, como Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê. “Eu acho que tem que valorizar Itaipu.”

Jogos Paradesportivos

Os Jogos Paradesportivos do Paraná ocorrem de 19 a 22 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), e reúnem mais de dois mil atletas de 49 municípios. Ao todo, estão em disputa 17 modalidades paradesportivas: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, golf 7, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, goalball, handebol, rugby e vôlei sentado. O velejador Lars Grael fará a palestra de abertura da competição, na noite desta segunda-feira (20).

GALERIA DE IMAGENS