Enfermeira de olhar aguçado para o ser humano atua pelo fim da tuberculose no Paraná 27/10/2023 - 10:09

A sensibilidade para compreender aflições e angústias das pessoas levou Juliana Taques a escolher a enfermagem como profissão e como meio de dar apoio efetivo a quem precisa. Natural de Tibagi, ela se formou pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2007. "Escolhi a enfermagem porque entendi que se tratava de um curso relacionado ao cuidado integral da pessoa, que exige muita empatia do profissional. Sempre acreditei que tinha esse olhar e me encontrei na profissão", conta.

Juliana está entre muitos servidores paranaenses que vêm contribuindo para o avanço do Paraná em diversas frentes. Em alusão ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, a Agência de Notícias do Paraná conta a história de alguns desses personagens marcantes, que aprimoram os serviços prestados ao cidadão.

Em 2010, ela prestou concurso público para o Governo do Paraná, foi chamada e atuou por sete anos em uma UTI neonatal. "Ali, tive a certeza da minha escolha. Era o atendimento na ponta, cuidar daquele bebê, mas também da mãe, do pai e de toda a família que ficava fragilizada nesse momento", relata.

A partir dessa experiência, a enfermeira aguçou ainda mais seu olhar para o atendimento para o ser humano. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar na parte administrativa da Secretaria da Saúde (Sesa), encarou como um desafio para continuar impactando os pacientes paranaenses, contribuindo para a gestão com a experiência de quem esteve envolvido no atendimento diário à população.

Atualmente, Juliana atua na Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesa, como responsável técnica do Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose. Juliana e sua equipe têm o desafio de eliminar a doença como um problema de saúde pública até 2030.

No dia a dia, a enfermeira, que escolheu a profissão para cuidar das pessoas, faz a análise de dados em conjunto com as 22 regionais da Saúde, coordenando estratégias e a implementação de programas e ações que são aplicados na ponta. "Hoje trabalho com planilhas, mas meu olhar para o ser humano não mudou. Não vejo apenas números, vejo um pai, uma mãe, uma família, um território inteiro afetado. Sem dúvida, isso nos ajuda a adotar as melhores políticas e ações", reflete.

ERRADICAÇÃO - O Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose aplicado pela Secretaria da Saúde está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e corresponde ao objetivo 3, que visa erradicar a epidemia global de tuberculose até 2035. No entanto, o Paraná pretende alcançar essa meta ainda mais cedo, até 2030.

Em janeiro deste ano, a estratégia adotada pelo Estado foi selecionada como uma das 15 melhores iniciativas do Brasil para a erradicação da doença, de acordo com o ranking divulgado pelo Ministério da Saúde.

"É uma meta ousada, mas que vamos alcançar. Como servidora pública, acredito muito em servir ao Paraná e contribuir para melhorar a vida das pessoas. Foi assim, com muito orgulho, que atuei durante minha passagem no atendimento diário, e continuo fazendo isso, pensando nas pessoas e em ações para elas, até hoje", celebra afirma Juliana.