Empreendedoras curitibanas são premiadas em noite de festa 21/11/2023 - 15:06

Mulheres empreendedoras que estão à frente de negócios inovadores em Curitiba e região metropolitana foram premiadas na noite desta segunda-feira (20/11), na 5° edição do Prêmio Empreendedora Curitibana. O Auditório Regina Casillo, onde foi realizado o evento, estava completamente lotado.

O Prêmio Empreendedora Curitibana é bianual e promovido pela Prefeitura de Curitiba e pelo Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com o objetivo de reconhecer iniciativas de protagonismo feminino no mundo dos negócios. No evento foram apresentadas a campeã, vice e terceiro lugar de cada categoria, das 310 iniciativas inscritas, de 20 cidades da RMC.

Mais de 8 mil votos

As selecionadas são de Curitiba, Almirante Tamandaré, Agudos do Sul e São José dos Pinhais e concorreram em cinco categorias - Microempreendedora Individual (MEI); Micro e Pequena Empresa; Ideia Empreendedora; Iniciativa de Impacto Social e Startups, além de uma categoria especial por voto popular pela internet encerrada no dia 12/11, com 8.355 votos.

Veja aqui a lista completa das vencedoras

Yara Lúcia de Menezes Garcia, 36 anos, foi a vencedora da categoria voto popular e ficou em segundo lugar na categoria Startup, com o aplicativo Okaut, desenvolvido para administrar pequenos negócios.

“Eu estou muito feliz porque este prêmio é o incentivo que a gente precisava para deslanchar este negócio. Nós já estamos presentes em várias partes do país, mas almejamos crescer muito mais”, disse Yara.

A vencedora de cada categoria (exceto voto popular) recebeu um laptop oferecido pela Positivo Tecnologia, um curso de pós-graduação oferecido pela Escola Conquer e um MBA em Empreendedorismo Social do Instituto Legado. 

Cidade inteligente

Para o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dário Paixão, o Prêmio Empreendedora Curitibana é um sucesso graças ao protagonismo das mulheres na economia.

“O Brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras, o que equivale dizer que 35% do universo de empreendedores no país é formado por mulheres”, citou.

Dário Paixão falou da importância do prêmio conquistado por Curitiba, o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, concedido pela Fira Barcelona, durante o Smart City World Expo Congress, realizado na Espanha.

“Nós concorremos com grandes cidades, mas o que fez a diferença foram projetos inovadores, como a Pirâmide Solar de Curitiba”, comentou.

Conexões Vale do Pinhão

Dario disse que no escopo dessas iniciativas está a Escola de Inovação, que realiza o Prêmio Empreendedora Curitibana com objetivo de atender as necessidades formativas do mercado.

“O resultado de todas essas ações é excelente porque vocês mulheres fazem a diferença, gerando empregos e contribuindo com o ambiente de negócios com muita criatividade”, elogiou Paixão, que convidou os presentes para o evento Conexões Vale do Pinhão, o maior evento de inovação e empreendedorismo do Paraná, que será realizado no dia 27/11, no Teatro Guaíra.

Fortalecimento das mulheres

A coordenadora do Programa Empreendedora Curitibana, Daniela Vitorio Del Puente, disse que o prêmio é um compromisso de reconhecimento do protagonismo das mulheres no cenário empresarial, de desenvolvimento econômico e de inovação.

“As mulheres juntas são mais fortes e quando nós capacitamos cada empreendedora a articular com empresários, atuar no mundo dos negócios e compartilhar suas experiências isso acaba gerando um ambiente favorável para o empreendedorismo feminino”, disse Daniela.

Aprendizado contínuo e felicidade

Além da premiação, o evento também teve duas palestras, uma delas proferida pela norte-americana Kimberly Brown, referência internacional em empreendedorismo feminino e negro, que falou sobre "Desenvolvimento Sustentável de Carreira e Liderança".

A estadunidense é fundadora da empresa Manifest Yourself (Manifeste-se, em tradução livre) e sintetizou em oito pontos principais o que chamou de lições-chave no mundo dos negócios.

“O aprendizado tem que ser contínuo. O cenário evolui muito rápido com novas tecnologias surgindo o tempo todo. O empreendedor deve ter em mente em que a única coisa constante no mundo é a mudança”, disse Kimberly.

A jornalista, mestre de cerimônias, mediadora, escritora e atriz Denize Savi foi a segunda palestrante na noite com o tema Felicidade Além do Happy Hour.

“É preciso uma mudança de cultura para que colaborador se sinta seguro para dar uma sugestão. E também o líder precisa estar bem para motivar os trabalhadores e conseguir ter um time engajado”, defendeu.

Presenças

Participaram também do evento a superintendente da Fundação de Ação Social (FAS), Melissa Cristina Alves Ferreira; a presidente da Câmara da Mulher, Luciana Burko; e o representante da Embaixada e consulados do Estados Unidos no Brasil, adido cultural, Gerry Kaufman.

Patrocínio e apoio

O patrocínio do Prêmio Empreendedora Curitibana é do Instituto Legado, Banco Itaú, Projetual, Positivo Tecnologia, Rappi e Sebrae, apoio da Embaixada dos Estados Unidos e do Solar do Rosário – Auditório Regina Casillo e produção de Zoli Eventos.

 

Vencedoras do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023

CATEGORIA MEI
Anna Karolina Ribeiro, Empresa Agência de Babás Espaço Mamma
Ketlin Batista, Empresa Noivei e Desapeguei
Aline Sobrinho, Empresa Aprenda Biju

CATEGORIA MICRO E PEQUENA EMPRESA
Patricia Sprada Barbosa, Empresa Ecocão Espaço Pet
Josiane Scharneski, Empresa DMS Treinamentos
Camila Tucunduva, Empresa BTE Professor 10k

CATEGORIA INICIATIVAS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL
Lorena Teixeira Da Luz, Empresa Neociclo
Darlene Medeiros, Empresa Darlene Medeiros Weddings
Daiana Lopes, Empresa Casa 102

CATEGORIA STARTUP
Maria Teresa Publio Dias da Esportes Soul Brasil
Yara Lúcia De Menezes Garcia, Empresa Okaut
Christiane Patruni, Empresa Partuu

VOTO POPULAR
Yara Lúcia de Menezes Garcia, da Okaut

Fonte: Prefeitura de Curitiba