Edição 2024 da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres terá cinco encontros macrorregionais 05/03/2024 - 15:55

Uma reunião nesta segunda-feira (4) definiu o calendário de atividades da segunda temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, que prevê cinco encontros nas macrorregionais. A reunião de alinhamento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, contou com representantes das seis secretarias de Estado que apoiarão as ações nos municípios.

As atividades terão início no encontro preparatório que reunirá prefeitos, vice-prefeitos e técnicos dos municípios com a participação de 2 mil pessoas, no dia 20 de março, em Curitiba. Em razão do calendário eleitoral, neste ano os encontros no Interior do Estado serão realizados no primeiro semestre, programados para abril, maio e junho.

Cada secretaria estadual envolvida será responsável por apresentar a prefeitos e gestores municipais as ações que podem ser implementadas e desenvolvidas, voltadas à defesa dos direitos das mulheres.

A Caravana Paraná Unido pelas Mulheres é realizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Participam da edição 2024 as secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Justiça e Cidadania (Seju), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Saúde (Sesa) e da Secretaria da Segurança Pública (Sesp).

“A reunião de alinhamento com a presença de diretores e representantes das secretarias que estão diretamente envolvidas na caravana demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer as políticas públicas para as mulheres nos municípios”, afirmou o diretor-geral da Semipi, Diego Buligon.

CARAVANA – A edição deste ano tem como tema o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”. A ideia é percorrer o Estado promovendo ações de fortalecimento do atendimento e empoderamento deste público.

A cerimônia de lançamento ocorreu durante o II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres, na semana passada. O Governo do Estado anunciou diversas ações, entre elas, um repasse de R$ 20 milhões aos municípios, instituiu o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná e o Colégio de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres. Os anúncios incluíram, ainda, a implementação de pequenas unidades do Banco da Mulher Paranaense nas cidades.

Fonte: Agência Estadual de Notícias