Curitiba amplia entrada da Casa da Mulher Brasileira 08/01/2024 - 17:32

A Prefeitura está reformando e ampliando a área de entrada da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, equipamento que reúne em um único espaço, no Cabral, diversos órgãos e instituições que atuam de forma articulada para atender às demandas das mulheres que procuram ajuda. A obra é para criar um acesso exclusivo para as viaturas oficiais que transportam os autores de violência até a área da carceragem da Delegacia da Mulher, que está integrada nas dependências da unidade, ampliando a segurança e a privacidade das mulheres e crianças atendidas no espaço.

Para garantir um atendimento ainda mais humanizado e proteção às mulheres em condição de vulnerabilidade, a nova entrada das viaturas será pela Rua Vereador Garcia Rodrigues Velho, na lateral da unidade. Atualmente, as viaturas da delegacia desembarcam os autores de violência no estacionamento coletivo e os conduzem por dentro da edificação, o que pode expor funcionários, mulheres e crianças atendidas ou abrigadas na unidade ao contato com os acusados.

Iniciados em meados de dezembro passado, os trabalhos são coordenados pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e têm previsão de serem concluídos em abril. O investimento na ordem de R$ 223 mil é do orçamento municipal.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca que o investimento feito pelo município na reforma e ampliação do espaço aprimora os serviços prestados na Casa da Mulher Brasileira.

“Faz parte do compromisso da Prefeitura de Curitiba em investir nos equipamentos municipais que desempenham um papel fundamental no atendimento aos cidadãos. Com as melhorias, reforçamos nosso comprometimento com a segurança e bem-estar das pessoas a partir de uma melhor infraestrutura dos equipamentos da cidade”, diz Rodrigues.

Fundação

No momento, as equipes trabalham na preparação das fundações para a construção de um muro de arrimo, com a escavação das estacas da fundação.“Na sequência, será feito o aterro para construir a rampa de acesso que será em concreto”, diz a engenheira fiscal da Smop, Paula Fernanda Guedes.

De acordo com a coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo, a construção de uma passagem exclusiva para as viaturas oficiais era uma demanda pleiteada desde 2019, quando a Delegacia da Mulher passou a funcionar na sua integridade na Casa da Mulher Brasileira.

“É uma obra muito importante, visa reforçar a identidade do trabalho realizado no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e crimes contra a dignidade sexual. A entrada separada busca evitar constrangimentos, permitindo que as mulheres acessem a delegacia de forma individualizada, isolando os agressores e proporcionando um ambiente mais seguro e confortável”, diz Sandra.

Acolhimento

A Casa da Mulher Brasileira de Curitiba reúne diversos órgãos e instituições que atuam de forma articulada para melhor atender às demandas das mulheres que procuram ajuda. A unidade concentra em um só local o acolhimento, triagem, alojamento, apoio psicossocial, juizado especializado, espaço de cuidado com as crianças e delegacia para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica familiar. Por mês são realizados uma média de 1.600 atendimentos no local.

Fonte: Prefeitura de Curitiba