Conselho dos Direitos da Mulher começa a organizar eleição da nova diretoria 10/05/2023 - 15:23

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher realizou sua reunião ordinária do mês de maio nesta semana no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná. O evento contou com a presença da secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, e de Miriam Fuckner, secretária-executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - Cedraf, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Esta foi a segunda reunião realizada em 2023, sob a coordenação da presidente Mariana Neris.

Durante a reunião foi instituída a comissão eleitoral, que será responsável por organizar, acompanhar e publicar o resultado das eleições da nova gestão do Conselho, que abrangerá o período de 2023-2025. A comissão será composta por oito membros, sendo quatro representantes da sociedade civil e quatro do Governo do Paraná. Os nomes serão indicados na próxima reunião, dia 13 de junho. O calendário eleitoral será definido pela comissão. A posse deve ocorrer em novembro

Também foi aprovada uma moção de reconhecimento público ao trabalho das enfermeiras em alusão ao Dia da Enfermagem (12 de maio), com destaque pela representatividade feminina e garantia do direito à saúde.

A presidente do Conselho ressaltou a importância da participação ativa das conselheiras e a necessidade de garantir que as políticas públicas para as mulheres sejam cada vez mais efetivas e representativas. “O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é um espaço fundamental para que possamos exercer o controle social a partir do olhar conjunto da sociedade civil e do governo, com o objetivo de elencar e cobrar dos órgãos competentes a garantia de direitos de todas as mulheres, em todos os seus ciclos de vida e em seus contextos sociais”, afirmou Mariana.

Leandre destacou a retomada das reuniões presenciais e o suporte que a Secretaria tem prestado para assegurar o melhor funcionamento do Conselho. "Nós estamos construindo um trabalho conjunto amplo com a sociedade para a defesa da mulher. Recentemente lançamos um grande pacote de ações e estamos elaborando novas ideias", afirmou.

Ela ainda apresentou um breve relato de um programa que está sendo estruturado e que tem como foco o fortalecimento das políticas públicas municipais voltados às mulheres.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é composto por 26 membros e respectivos suplentes, dos quais 50% são representantes do Poder Público e 50% são representantes da sociedade civil organizada. O principal objetivo é garantir a aplicação do Plano Estadual dos Direitos das Mulheres.

Fonte: Agência Estadual de Notícias