Com participação do Governo, fórum debate violência doméstica contra mulheres 13/06/2022 - 10:36

O Governo do Estado participou, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), do I Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fovid/PR). O evento foi realizado nesta quarta e quinta-feira (8 e 9), no Tribunal de Justiça do Paraná. A temática foi “Desafios da aplicação da Lei nº 14.188/2021 de tipificação penal da violência psicológica contra a mulher”.

A equipe do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher (DGDM) e psicólogas do Centro de Referência de Atendimento à Mulher estiveram presentes. Entre os assuntos abordados nos painéis estavam violência psicológica, feminismo e direitos humanos.

“Essa participação foi de extrema importância para as políticas públicas desenvolvidas pelo DGDM, uma vez que aborda o tema da violência no âmbito judiciário, trazendo luz a temas muito importantes como a violência psicológica, por exemplo”, afirmou a chefe do departamento, Walquiria Onete Gomes.

“Também traz proximidade da Sejuf com o Tribunal de Justiça, que é um grande parceiro no combate à violência através da Coordenadoria Estadual de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar”, acrescentou Walquiria.

O Fórum foi criado com o objetivo de propiciar aos profissionais que atuam no atendimento a esses casos espaço permanente de reflexão e debate sobre questões de interesse e relevância para o exercício de suas atividades, possibilitando o intercâmbio de informações, a troca de experiências.

O evento dessa semana também serviu para que fossem realizadas oficinas preparatórias para levar ao Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fonavid 2022).