Com maestra e “Divertimento Curitiboca”, Orquestra Sinfônica exibe obra inédita no domingo 02/06/2023 - 10:00

Chorinho, toada, batuque, maxixe e seresta se mesclam aos clássicos de Wolfgang Mozart, Heitor Villa-Lobos e Giacomo Puccini, em uma apresentação erudita, mas alegre e cheia de significado, neste final de semana. A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta no domingo (4), às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), o concerto “Árias de Ópera”.

O espetáculo será regido pela maestra convidada Mariana Menezes, considerada uma das mais jovens em destaque no cenário musical brasileiro, atuando nas principais orquestras do País, como a Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica Municipal, do Teatro Municipal da capital paulista. O concerto terá participação da soprano Gabriella Pace, vencedora do Prêmio Carlos Gomes em 2010, e do solista e clarinetista Marcelo Oliveira.

O concerto, além de um programa de grandes obras, destaca o protagonismo feminino. “Estar em uma posição de liderança em uma profissão majoritariamente masculina, como a música, faz a gente buscar o máximo da nossa autenticidade e, ao mesmo tempo, o essencial”, disse Mariana. “Um regente precisa também transmitir a energia correta da obra e o ser feminino tem muitas ferramentas para afinar essa sensibilidade, incluindo ser mãe, algo que potencializou essa sensibilidade em mim”.

PARTITURA INÉDITA – Num dos momentos de destaque do concerto, o clarinetista Marcelo Oliveira oferecerá ao público um solo da obra inédita “Divertimento Curitiboca”, composta por Alceo Bocchino (1918-2013), curitibano, um dos grandes nomes da música erudita no Brasil e maestro emérito da Orquestra Sinfônica do Paraná.

A versão, criada em 1995 e nunca tocada por uma orquestra, brinca com o trocadilho sobre as diferenças entre curitibanos e cariocas, e entre o clássico e o popular. “Apaixonado por Brahms, Bocchino buscou na harmonia desse compositor formas de exaltar a música popular brasileira, mesmo antes da Bossa Nova. Uma genialidade feita em referência ao artista alemão”, diz o clarinetista, que foi regido por Bocchino.

PROGRAMA – O programa começa com obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): “Le nozze de fígaro: abertura” e “Le nozze di fígaro: porgi amor”; segue com Heitor Villa-lobos (1887-1959), em “A menina das nuvens: a despedida da lua”; João Guilherme Ripper (1959), com “Domitila: diga em quantas linhas”; Alceo Bocchino (1918-2013), “Divertimento curitiboca”; Giacomo Puccini (1858-1924), “Madama butterfly: um vel di vedremo”; Giuseppe Verdi (1813-1901), “Otello: Canzon del Salice e Ave maria”; e finaliza com Robert Schumann (1810-1956), “Abertura Manfred, op. 11”.

O concerto é promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagas e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), Palco Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e governo federal.

Apresentação: 4 de junho (domingo), às 10h30

Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Ingressos: R$ 20 com direito a meia entrada para determinados públicos

Adquira seu ingresso pela plataforma deubalada.com ou na bilheteria do teatro.