Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino forma 100 mulheres em Candói 11/07/2025 - 15:24

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) concluiu mais uma etapa da formação promovida pela Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (Ceef). Desta vez, mais de cem mulheres do município de Candói participaram do curso, que tem como foco o fortalecimento do empreendedorismo feminino, o resgate da autoestima e a formação cidadã.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Unicentro, por meio da Ceef, Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Secretaria de Assistência Social de Candói. O projeto conta ainda com o apoio da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Dividido em quatro módulos — empoderamento feminino, empreendedorismo feminino, mentoria de carreira e mentoria estratégica — o curso deve alcançar mulheres em 23 municípios paranaenses só neste ano.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, destacou a transformação que a cátedra tem proporcionado nas comunidades atendidas. “Temos visto vídeos, estado em alguns municípios e visto a alegria, o empoderamento, a busca dessas mulheres por uma nova vida. Então, temos visto a universidade transformando realmente a vida das pessoas”, disse.

Ribas ainda ressaltou que o sucesso do projeto também demonstra o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional. “Eu tenho certeza de que vamos conseguir avançar, ajudar mais pessoas e fazer a Unicentro cada vez mais importante para a região. Fazemos isso levando conhecimento, tecnologia, e inovação para essa sociedade que tanto precisa e que nós temos a responsabilidade de atender, de auxiliar e de ajudar na medida que nós temos conhecimento”, destacou.

A primeira formatura de 2025 do curso promovido pela Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (Ceef) foi em maio deste ano, em Pinhão (Centro-Sul), com 86 mulheres que concluíram os quatro módulos.

Fonte: AEN