Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica reúne estrelas da modalidade em Curitiba 16/05/2023 - 14:01

Começa nesta quinta-feira (18), em Curitiba, o Campeonato Paranaense Individual de Ginástica Rítmica categoria adulto, que reúne 19 clubes, de 10 municípios paranaenses, e será disputado por 43 atletas a partir de 16 anos. Estrelas da modalidade, Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre, destaques da ginástica rítmica brasileira, vão competir. O evento é preparatório para o Brasileiro da categoria, a ser disputado em junho, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Em paralelo, acontece o Torneio Elisabeth Laffranchi, que recebe 149 ginastas a partir de 8 anos que nunca competiram. Os eventos, que são abertos ao público, têm a parceria do Governo do Estado. Eles seguem até sábado (20) em um ginásio na sede da Secretaria estadual do Esporte. A abertura acontece às 19h de quinta-feira.

O diretor de Infraestrutura e Projetos da Secretaria do Esporte, Rogério Riva, destaca o apoio do Governo à essa modalidade esportiva. “Há muito tempo temos uma parceria com a ginástica rítmica. O resultado disso é o desempenho expressivo de atletas paranaenses em campeonatos internacionais nos últimos anos”, diz.

Riva afirma que o incentivo a eventos é importante para fomentar o esporte. “Estamos sempre buscando participar em competições de diversas modalidades esportivas, apoiando eventos municipais e estaduais, sejam da iniciação ou do alto nível, visando campeonatos nacionais e mundiais”, explica.

CAMPEÃS – Duas estrelas da ginásticas rítmica disputarão o campeonato: Bárbara Domingos, atual campeã brasileira da categoria adulto, medalhista de ouro no Grand Prix de Thiais (França), bronze no Sofia World Cup (Bulgária) e na Copa do Mundo da Grécia, e também Maria Eduarda Alexandre, campeã brasileira juvenil e finalista nas Copas do Mundo de Tashkent (Uzbequistão) e Baku (Azerbaijão).

A presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani, afirma que a competição conta com um nível alto de atletas, uma vez que várias das participantes competem nacionalmente nas categorias de elite. “Além de termos ginastas da elite nacional competindo, duas delas foram finalistas em Copas do Mundo esse ano. Estamos preparados para receber as melhores ginastas do Brasil”, completa.

Com novas leis, Paraná ganha força para apoiar talentos e expandir programas do esporte

Já o torneio homenageia a precursora da ginástica rítmica no Brasil, Elisabeth Laffranchi, que foi vice-presidente do Comitê Técnico da Federação Internacional de Ginástica por quase duas décadas. Segundo a presidente da Federação, muitas atletas de alto rendimento iniciaram neste torneio.

“O torneio é bem interessante porque ginastas que nunca competiram vão ter essa experiência pela primeira vez, com árbitros e avaliações. Muitas ginastas que estão hoje na seleção brasileira tiveram sua primeira participação nesta competição”, acrescenta Márcia.

Serviço:

Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica e Torneio Elisabeth Laffranchi

Data: de quinta-feira a sábado (18 a 20 de maio)

Abertura: 19 horas - quinta-feira

Local: Secretaria de Estado do Esporte - Ginásio do Clube Agir

Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020 - Capão da Imbuia - Curitiba

Cerimônia de abertura: 18 de maio, às 19h

Confira programação completa

Fonte: Agência Estadual de Notícias