Bolsista pelo Paraná, Isabela Abreu é campeã brasileira e destaque no pentatlo moderno 30/11/2021 - 13:42

A bolsista Isabela Antonietto de Abreu, do programa Geração Olímpica e Paralímpica, conversou nesta semana com a equipe da Superintendência do Esporte sobre o pentatlo moderno, esporte em que é destaque, títulos e sonhos.

A relação com o esporte começou na infância por influência da família e dos professores, e na adolescência ela já escolheu sua modalidade: o pentatlo, disputado com hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

A paranaenses acaba de desembarcar do Rio de Janeiro com o tetracampeonato do Brasileiro de Pentatlo Moderno. E mais, o brasileiro contou com um evento-teste com  provas já sendo realizadas no novo formato da modalidade que estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Adivinha quem ganhou? Acertou. Além disso, a Isa Abreu está a um passo do topo do ranking feminino brasileiro.

Pergunta - O esporte tem um papel fundamental em sua vida e o pentatlo foi sua primeira escolha entre as modalidades?

Isabela Abreu - Eu sempre gostei muito de esporte e eu estudei em colégio militar que apoia muito a prática esportiva. Comecei com o atletismo que é um esporte de origem para o pentatlo e o meu professor de atletismo era atleta de pentatlo e plantou essa sementinha de ser atleta, sonhar com olímpiadas e tudo mais. Também tenho influência familiar, pois meu pai é mestre de esgrima, então foram vários fatores que me levaram ao pentatlo.

Pergunta – Como você encarou a luta de conciliar a vida acadêmica com os compromissos esportivos?

Isabela Abreu - Quando iniciei o ensino médio, eu continuei treinando, logo chegou essa fase de vestibular, escolha de profissão e decisão de futuro. Na época, eu optei por engenharia elétrica, passei na Universidade Federal do Paraná em 2014 e larguei o esporte. Mas a paixão fala sempre mais alto, bateu aquela loucura, voltei a treinar, competir e os resultados vieram, já em 2016 conquistei meu primeiro brasileiro, fui para Copas Juniors, e assim, sigo firme no esporte. Hoje, eu sou 3ª sargenta do Exército.

O ESPORTE E O INCENTIVO - O Pentatlo possui cinco modalidades dinâmicas: corrida, natação, tiro, esgrima e hipismo, que exigem várias habilidades do atleta. Como esporte olímpico, a bolsista do Geração Olímpica já trilha seu caminho para o sonho Paris 2024. Para isso, ela tem como espelho a pentatetla brasileira Yane Marques, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, sendo a primeira atleta latino-americana a ganhar medalha nesta modalidade em Jogos Olímpicos.

Novo formato do pentatlo moderno em Paris – De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a modalidade passará a ter semifinais e finais nas Olimpíadas e não mais uma única disputa. O evento decisivo, que atualmente reúne todos os 36 classificados em evento individual, vai reunir apenas 18 pentatletas.

Na final, as provas serão disputadas na seguinte ordem e com a respectiva duração:

1. Hipismo: 20 minutos

2. Esgrima: 15 minutos

3. Natação: 10 minutos

4. Laser-run (corrida e tiro): 15 minutos

Entre os saltos com o cavalo e a luta com a espada haverá um intervalo de cinco minutos. Da esgrima aos 200 metros estilo livre da natação a pausa será de 10 minutos. Já entre a prova na piscina e as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo do laser-run serão mais 15 minutos.

Pergunta – Com mais de 10 anos de modalidade, você já tem muitas conquistas e uma boa bagagem, conta para nós também sobre o tetracampeonato brasileiro?

Isabela Abreu – Fui campeã brasileira pela primeira vez em 2016, competi em 2017 lesionada e terminei em quinto lugar, mas recuperei o título em 2018, 2019 repeti o feito, em 2020 não teve competição e agora em 2021 retornei com o tetracampeonato. Além disso, venci o evento-teste com provas no novo formato de disputa da modalidade para Paris 2024. Sou vice-campeã sul-americana, vice-campeã no mundial de duplas na Polônia, fiquei em sexto no pan-americano o que é um baita resultado e fiquei com o bronze no pan-americano na prova de revezamento feminino.

PREPARAÇÃO E FOCO - Uma peça fundamental para o sucesso dos atletas é o seu treinador, certo? Agora imagina a Isa Abreu que tem cinco técnicos e conta com uma comissão técnica que faz toda a diferença em seu desempenho.

Pergunta – No pentatlo você tem uma base muito forte de técnicos para cada modalidade, inclusive, você tem a honra de ser treinada na esgrima pelo Athos Schwantes, que time hein, Isa?

São cinco modalidades dentro do pentatlo, então tenho cinco treinadores e todos são daqui do Paraná. Ainda conto com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e tudo o que compõe uma comissão técnica. Na natação, o meu técnico é o Leonardo Sumida e é bolsista técnico do Geração. O Athos Schwantes foi bolsista também por anos do programa.

TIME ISA – Para uma campeã, o time tem que ser de peso e que peso, gente? Na natação, o bolsista técnico Leonardo Sumida é seu treinador. Na esgrima, o campeoníssimo e referência na modalidade Athos Schwantes. O subtenente do exército Marcelo Gomes é o seu treinador de hipismo. Na corrida o treino  é com Felipe Wallach, preparador físico do Athletico Paranaense.  O time ainda é composto pela psicóloga Talita Hermann, fisioterapeutas Ana Paula Pereira e Caio Bevilaqua e para fechar, Verônica Balsano, a nutricionista.

Pergunta – Qual a importância do Geração Olímpica e Paralímpica nesta sua jornada?

Isabela Abreu  - Sou bolsista há seis anos, tenho muito orgulho de ser a primeira bolsista do pentatlo no programa e desbravar essa modalidade para os paranaenses. O Geração acredita na gente e eu fico muito feliz quando visto o uniforme do programa em minhas conquistas. Obrigada, Geração Olímpica e Paralímpica!

Fonte: Agência de Notícias do Paraná