Biblioteca Pública tem programação especial durante o Mês da Mulher 03/03/2023 - 13:51

A Biblioteca Pública do Paraná preparou uma programação especial para comemorar o Mês da Mulher. As atividades incluem bate-papos, exposições, leituras públicas, escambo de livros, sessões de contação de histórias para crianças e ações de inclusão para pessoas com deficiência visual. A participação é gratuita em todos os eventos. Veja a seguir a agenda completa:

Exposições de acervo - A partir de quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, todo o prédio histórico da BPP se converte em uma grande exposição temática sobre a presença feminina na literatura, nas ciências, na cultura, no jornalismo e nas artes em geral. São livros, fotos, documentos, obras raras, materiais multimídia e outros itens pertencentes ao acervo da instituição, dispostos em todas as salas de leitura e seções específicas.

Mulher por Mulheres - No dia 9, a partir das 17h, autoras de diferentes gerações participam de uma roda de leitura no hall térreo para interpretar textos de representantes femininas da literatura paranaense — sob a curadoria da equipe da Oficina Permanente de Poesia. Em paralelo, a Biblioteca estimula a troca de livros espontânea entre as escritoras, que também podem doar exemplares de suas obras para o público em geral.

Live do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas - Transmissão direcionada às unidades do sistema, mas também aberta ao público em geral, com a participação da professora e pesquisadora da UEPG Luísa Cristina dos Santos Fontes — autora do livro Roteiro Literário: Helena Kolody, publicado pelo selo editorial da BPP. A partir das 16h, no canal youtube.com/bibliotecapr, ela discute a presença das mulheres na literatura do Estado com a mediação da bibliotecária Marta Sienna.

Galeria de Bibliotecárias - Durante todo o mês, as redes sociais da BPP trazem posts com fotos das profissionais e estudantes de Biblioteconomia que trabalham na instituição. Além das postagens, as publicações trazem perfis curtos das homenageadas e descrições sobre seus setores de atuação.

Ciclo de Contação de Histórias - Entre os dias 6 e 11, o grupo de contadores da BPP, Era Uma Vez, apresenta duas sessões diárias em que interpretam obras da literatura infantil produzidas por mulheres. As apresentações acontecem de segunda a sexta, às 11h e 15h, e no sábado, às 11h.

Rogai Por Nós - Fruto de uma parceria entre o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e o Grupo Folclórico Boi Barroso, a exposição conta com estandartes que resgatam a história e a memória das capelas e igrejas do município de Antonina. Ao todo são 21 peças produzidas por artesãs do Litoral paranaense espalhadas pelo hall térreo da Biblioteca.

Mulheres Eficientes - Primeiro encontro do grupo de convivência voltado para mulheres com deficiência visual e familiares de pessoas com essa condição. A atividade acontece no dia 24, às 16h, e tem mediação da professora de Orientação e Mobilidade Lilian Merege Biglia.

Fonte: Agência Estadual de Notícias