Atletas de ginástica rítmica colorem areias do Litoral em apresentação da modalidade 15/01/2024 - 10:51

O domingo (14) foi de apresentação de ginástica rítmica no Verão Maior Paraná, na praia de Caiobá, em Matinhos. A atleta Bárbara Domingos, medalha de ouro na última edição dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, e Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica (rítmica e artística), estiveram presentes para prestigiar a apresentação de atletas da equipe Fantástica Associação de Ginástica Rítmica, instituição sem fins lucrativos, de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e do Instituto Clube GET Flex, da Capital.

Bárbara é atleta bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, maior programa de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta do Brasil que tem patrocínio da Copel. Em sua 12ª edição, o programa recebeu R$ 5,2 milhões para 1.276 bolsas a atletas e técnicos desde a categoria de base até atletas olímpicos, como é o caso de Bárbara.

A ginasta campeã destacou a iniciativa do Governo do Estado em divulgar a modalidade aos veranistas que passam a temporada no Litoral do Paraná. “É muito legal ter a ginástica rítmica no verão do Paraná porque é importante mostrar o nosso esporte, afinal, a ginástica rítmica ficou muito visível pelas conquistas que a gente teve ano passado”, ressaltou.

A ginasta também destacou a ajuda que recebe do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Ela está desde o começo no projeto, quando ainda era da base do esporte e tinha 5 anos. “Ele vem incentivando muitos atletas, não só da ginástica, mas de outros esportes. É muito importante as pessoas saberem do incentivo ao esporte", elogiou.

FANTÁSTICA ASSOCIAÇÃO – A Fantástica Associação de Ginástica Rítmica de Pinhais levou 14 de suas 40 atletas do pré-infantil ao adulto para se apresentar na praia de Caiobá. Desde 2016, a entidade sem fim lucrativos forma ginastas na cidade da Região Metropolitana de Curitiba.

A educadora esportiva e presidente Fantástica Associação, Thais Marques Machado dos Santos, 35 anos, afirma que poder se apresentar em um evento como o Verão Maior Paraná é oportunidade de divulgar a modalidade. Thais também elogiou a estrutura montada.

“O evento está lindo, com uma estrutura maravilhosa, porque a ginástica rítmica demanda um tablado, um tapete e tudo isso foi cumprido fantasticamente. Por isso estamos muito felizes em trazer o nosso esporte para a praia, que é uma coisa inusitada”, ressaltou.

Uma das ginastas que se apresentou em Caiobá foi a jovem Geovana Tanjoni Aranda, de 14 anos. Treinando na modalidade há 7 anos, Geovana disse que foi uma experiência muito bacana poder mostrar a ginástica rítmica ao público que passa a temporada no Litoral do Paraná. “É importante a gente mostrar o nosso esporte, um pouco de como é nosso dia a dia de treinos e competições. Isso é uma forma de incentivar outras pessoas a virem para a ginástica rítmica, para conhecer o nosso trabalho”, complementou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: AEN

GALERIA DE IMAGENS