Atletas de Curitiba conquistam ouro e vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo 12/03/2024 - 13:11

No último fim de semana, duas atletas fizeram história no taekwondo de Curitiba ao garantir vaga para disputar o Campeonato Panamericano que vai acontecer em maio, no Rio de Janeiro. Isadora de Oliveira Mauricio (categoria até 57 kg) e Maria Eduarda Jubanski (categoria até 62 kg), ambas apoiadas pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, venceram o Grand Slam de Taekwondo, que também aconteceu no Rio de Janeiro.

Além de representar o Brasil na competição panamericana, elas comemoraram outro feito: a última vez que Curitiba teve atletas na seleção brasileira adulta de taekwondo foi em 1996.

“Com muito orgulho recebemos a notícia da classificação da Isadora e da Maria Eduarda para o Panamericano do Rio. As duas estão se destacando no cenário nacional e ainda vão trazer muitas alegrias à Curitiba e ao Brasil”, afirmou secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.

Isadora e Maria Eduarda são treinadas por Rodrigo Ferla, também incentivado pela Prefeitura de Curitiba e que em 2023 recebeu o prêmio World Taekwondo como melhor treinador do mundo de parataekowondo. Para Rodrigo, as atletas de Curitiba, ambas com 19 anos, têm grande potencial para as olimpíadas de 2028, que será disputada em Los Angeles, nos Estados Unidos.

“Maria Jubanski foi da seleção brasileira juvenil em 2022 e iniciou o taekwondo comigo em um projeto social. Isadora foi convocada para o Camping Olímpico que aconteceu em janeiro deste ano e as duas são o futuro do Brasil no taekwondo. Agora, integram a seleção brasileira e vão ganhar muita experiência e ainda mais técnica para, quem sabe, representar o Brasil na Olimpíada de Los Angeles em 2028”, afirmou o Ferla.

O Grand Slam 2024 e a Seletiva Nacional Aberta são organizados pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), proporcionando aos atletas a oportunidade de demonstrar suas habilidades e conquistar uma posição de destaque no cenário nacional.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba