Ações do Sebrae incentivam empreendedorismo feminino 16/11/2022 - 14:42

O ano de 2022 tem sido importante para a volta do crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil, depois do forte impacto registrado a partir dos primeiros meses da pandemia de Covid-19. O Sebrae tem realizado iniciativas para colaborar nesse processo e fazer grandes mulheres de negócio cada vez mais capacitadas.

Após recuar para um total de 8,6 milhões de donas de negócio, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de uma empresa no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, conforme um estudo do Sebrae feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNADC).

Uma das iniciativas que mais tem colaborado nesse processo é o programa Sebrae Delas, que busca fomentar e profissionalizar práticas empresariais e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres empreendedoras. O Sebrae Delas promove ações e oferece meios para que as micro e pequenas empresárias possam potencializar seus negócios e seus comportamentos empreendedores.

Pelo programa, as mulheres trabalham suas competências técnicas (hard skills) e socioemocionais (soft skills), por meio de cursos, palestras, oficinas e workshops. Há também conexão de pessoas e negócios para fomentar o network, a divulgação de produtos, serviços e promoções de parcerias.

QUADRINHOS – Outra ação do Sebrae para apoiar a difusão do empreendedorismo feminino foi a parceria com o cartunista Maurício de Sousa, iniciada em 2021, e que foi renovada para continuidade em 2022. Pela iniciativa, tirinhas que abordam questões relacionadas a 12 diferentes setores de atividades, como moda e games, foram publicadas nos gibis da Turma da Mônica, por meio do projeto "Donas da Rua do Empreendedorismo".

O objetivo é estimular desde cedo o desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre crianças e jovens, em especial as meninas. Na primeira fase do projeto foram explorados temas do mundo do empreendedorismo (liderança, autoconfiança, persistência e comunicação, entre outras). Nessa segunda fase, os gibis vão conter historinhas sobre um setor de negócios específico, como alimentação, moda, biotecnologia e agronegócio. Com isso, o nome do projeto mudou para "Dona de Negócios".

PRÊMIO - Para incentivar ainda mais mulheres produtoras, o Sebrae promove o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O prêmio é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Há vencedoras nas categorias Microempreendedora Individual, Produtora Rural e Pequenos Negócios, do primeiro ao terceiro lugar. As vencedoras de cada estado passam então a concorrer ao prêmio regional. Esse é o maior prêmio de empreendedorismo feminino do Brasil.

Na edição deste ano, o Paraná contou com 203 inscritas. As três vencedoras disputam agora a etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, entre os três estados do Sul. As vencedoras da etapa regional disputam o PSMN, nacionalmente, em Brasília, no final de novembro.