Mulheres nos Jogos Digitais

02/06/2022
Mulheres nos jogos digitais

As mulheres já são maioria nos jogos digitais, no Brasil, somando 51% do total, conforme mostra a 9ª edição 2022 da pesquisa Game Brasil.
Segundo o relatório, elas estão presentes principalmente entre os usuários de smartphones, chegando a 60,4%, contra 39,6% dos homens. Já no console (videogame) ou computador os homens são maioria, com 63,9% e 58,9%, respectivamente.
A servidora pública Anielle Aufiero, de 32 anos, é um exemplo desse público feminino que passa mais tempo nos jogos mobile, mesmo preferindo o console, que traz mais realidade ao jogo.
Hoje Anielle não se considera uma gamer profissional, mas já participou de clã competitivo que era voltado para campeonatos, e o seu time era composto só por mulheres entre 18 e 31 anos.
Apesar da servidora apontar que existe uma dominância masculina no mundo dos jogos digitais, ela fica muito otimista quando compara os tempos atuais com a época em que iniciava nesse ramo. Naquela época, mulheres não utilizavam fotos, nome e nada que especificasse o gênero para não serem identificadas como mulheres. Hoje, isto já não é algo tão recorrente, apesar de ainda existir. Inclusive, o mercado está apostando em eventos voltados para esse público.
Para saber mais sobre esse assunto acesse a matéria no portal amese.pr.gov.br