Teatro Guaíra lota em ensaio de O Lago dos Cisnes 18/04/2024 - 15:42

Uma princesa vítima de um feitiço fica aprisionada no corpo de um cisne branco. De dia, ela vive no lago feito com as lágrimas de sua mãe e, à noite, liberta-se para viver como humana. A história do balé O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, embalou a imaginação de dois mil estudantes da rede municipal de Curitiba, lotando o Teatro Guaíra para acompanhar o ensaio do espetáculo. O balé se apresentará hoje (18) no Guairão. Os ingressos estão esgotados.

Acompanharam o ensaio estudantes de escolas e crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) das dez regionais. A atividade faz parte do programa Linhas do Conhecimento, que promove aulas de campo em espaços de interesse da cidade.

O espetáculo integra as comemorações do aniversário de 331 anos de Curitiba e conta com a participação especial dos bailarinos Ana Botafogo, Cícero Gomes e Juliana Valadão, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A direção geral e artística é de Nicole Vanoni.

Linhas do Conhecimento

Mais de 309 mil estudantes já participaram do Linhas do Conhecimento desde o início das atividades, em 2017. O programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças.

O Linhas do Conhecimento atende todas as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba. Este ano, traz propostas inéditas que incluem atividades na Casa de Leitura Miguel Cervantes, Centro Cultural PUC-PR, Casa Romário Martins, Solar do Barão.

O espetáculo

O Lago dos Cisnes é uma obra-prima do compositor russo Piotr Tchaikovsky (1840-1893). A peça estreou em Moscou em 1877. Seu sucesso em palcos de todo o mundo se deve à excepcional melodia do compositor russo e ao nível técnico de excelência exigido dos bailarinos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba