Secretaria da Mulher e Consepir debatem políticas de promoção à igualdade racial 02/03/2023 - 14:50

A secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre dal Ponte, e a diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da pasta, Clemilda Santiago, participaram nesta quarta-feira (1º) da primeira reunião do ano do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), no Palácio das Araucárias. Pelo Consepir, estiverem presentes o presidente, Saul Dorval da Silva, e Maiara de Almeida Abreu, Isabella Augusto, Denis Demilto, Luzia Messias da Silva, Eduardo Filho e Henrique Lopes.

As representantes da Secretaria e do Conselho debateram o Fundo da Igualdade Racial, o Plano de Ação da Diretoria de Igualdade Racial e a 5ª Conferência de Igualdade Racial, realizada em Maringá no ano passado, que resultou em algumas demandas específicas, como a criação de conselhos municipais nessa área. O colegiado também apresentou à Secretaria da Mulher e Igualdade Racial algumas prioridades, como a construção de uma sede própria e reivindicações orçamentárias.

“Tive a oportunidade de conhecer ainda mais sobre o trabalho realizado pelo Consepir e debater temas relevantes e urgentes de promoção à igualdade racial em nosso Estado. Foi muito inspirador ver a paixão e o comprometimento dos membros do conselho em relação à causa”, afirmou Leandre. Ainda de acordo com ela, o Paraná tem uma visão clara e estratégica nas mais diversas frentes de trabalho relacionadas a esses grupos para combater o racismo e promover a inclusão social.

Na avaliação do presidente do Consepir, Saul Dorval, com a criação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial o conselho passa a compartilhar a responsabilidade de promoção de políticas públicas de igualdade racial. “O Consepir passa a ter uma pasta específica para atender as demandas da sociedade civil. No comando da secretária Leandre e da professora Clemilda, vemos fortalecidas as preocupações das minorias”, afirmou.

CONSEPIR – O Consepir tem por finalidade deliberar, executar, promover e desenvolver políticas públicas que promovam a igualdade racial para combater a discriminação étnico-racial. Ele é composto por 28 membros, sendo 50% de Secretarias de Estado e ou de entidades da administração indireta do Estado, que desenvolvam políticas afins, e 50% de representantes de entidades da sociedade civil organizada com atuação na promoção da igualdade racial no Estado do Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Notícias