PARANÁ FAZ CIÊNCIA: programação intensa e forte presença de mulheres 01/10/2021 - 14:13

Em outubro, o governo do Estado vai promover uma série de atividades on-line com o objetivo de disseminar o conhecimento científico produzido no Paraná. Eventos do grupo Mana_Team -  um projeto focado na inovação, tecnologia e  pesquisa, voltado para incentivar  a inserção de meninas na ciência-  marcam nesta sexta-feira (1) o início do Paraná Faz Ciência, iniciativa idealizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A ideia  desta série de ações é mobilizar as comunidades universitária e acadêmica em torno de temas que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação, e aproximar os cidadãos, principalmente, os jovens, de temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas aplicações. “Há 18 anos, o Brasil separa uma semana para falar de ciência com a população e, em 2021, esse prazo foi expandido para todo o mês de outubro. No Paraná, estamos, pela primeira vez, comemorando essa data, e a UEM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, junto com a Seti, estão desenvolvendo um evento grandioso e representativo. Será um mês especial, e a ideia é que a comunidade conheça mais sobre as atividades universitárias, de ciência e tecnologia. Paraná faz Ciência, sim. Está entre os estados mais produtivos. Aqui se pesquisa em todas as regiões e áreas de conhecimento. Esperamos você para conhecer tudo isso”, convida a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’ Ana.

"Esquenta" - Às 14 horas será aberta, oficialmente, a Exposição Anual do Manna Team (Expo-Manna), uma série de eventos do projeto de extensão da UEM. Às 14h30, a coordenadora do Manna e professora da UEM, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, ministra a palestra “O que há de sublime, imponderável e indizível na vida de um professor: a felicidade”. Ela é, também, presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e coordenadora do Comitê Assessor de Microeletrônica do CNPq. A transmissão será pelo YouTube.

Em seguida, acontece a Live Manna “Vamos Argumentar? O que são Sistemas de Argumentação? Para que servem?”. O bate-papo acontece das 16h30 às 17h30. A mediadora será Linnyer Aylon , com transmissão também pelo YouTube.  Estarão com Aylon os professores Ayslan Trevizan Possebom, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), do campus de Paranavaí; Helio Henrique Monte-Alto, da UFPR, campus Jandaia do Sul;  e Miriam Mariela Mercedes Morveli Espinoza, que foi pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Inteligência Artificial de Barcelona, na Espanha.

Às 18 horas, é a vez do lançamento do e-book “Manual de experimentos para jovens cientistas em ação”, do IEEE - Women in Engineering (WIE), no Canal no Youtube do Manna Team. Participam, além da professora Linnyer, coordenadora do IEEE WIE, as estudantes de engenharia da UEM:  Milena Soriano De Santo, presidente do IEEE WIE; Milena de Alencar Masquietto; e Lara Conradi Carrasco, as duas últimas membros do IEEE WIE. Mais informações no https://manna.team/projetos/wie.

Minicurso – Por fim, a professora Linnyer anunciou que “a Expo Manna terá uma série de vídeos disponíveis durante todo o mês de outubro, no site manna.team, e outra ações muito interessantes como a realização do IEEE DAY, no dia 5 de outubro, às 19 horas, e o minicurso Animações Fantásticas e Onde Habitam: um curso sobre Powtoon".

Na programação do IEEE DAY, realizado pelo Ramo Estudantil do IEEE UEM, haverá uma palestra “Do IEEE ao Mercado de Trabalho”, com Natália Raposo que é Cief Sales Officer (hCSO), na Antecipa, e um Workshop de Libras, que será ministrado pelo WIE, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

No minicurso de Powtoon, a ideia é ensinar os participantes a usarem a ferramenta para criação de vídeos animados. O participante precisa de computador e conexão à internet. O curso é gratuito e será ministrado on-line, entre os dias 4 e 6 de outubro (segunda, terça e quarta),  das 18h30 às 20h30. A inscrição vai até segunda-feira, dia 4, no link https://forms.gle/txhC1qfCFwmJ4hyBA.

“A atividade é aberta a todas as idades e níveis de conhecimento! A ministrante será a professora Camila Andrade de Macedo, do Manna Team UFPR - Campus Jandaia do Sul. São oferecidas 60 vagas”, concluiu a professora Linnyer.

PAINÉIS – No decorrer da semana, a série de eventos on-line vai reunir, ainda, representantes e pesquisadores renomados de universidades, museus, fundações de apoio e amparo à pesquisa, parques tecnológicos, entre outras organizações institucionais, que atuam no desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Paraná.

Ao longo do mês de outubro, várias outras atividades serão realizadas por todas as Universidades Estaduais do Paraná. Os participantes receberão certificados para cada uma das atividades, mediante o preenchimento de uma lista de presença, que será disponibilizada durante os eventos on-line.

A programação completa pode ser acessada no site oficial do Paraná Faz Ciência (AQUI). Para assistir aos painéis, basta clicar nos links de acesso, conforme datas e horários agendados, sem a necessidade de inscrições prévias.

Programação Paraná Faz Ciência

9h: Painel de Abertura: Política e estratégia de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Com Gisele Onuki (Seti-PR), Marcos Aurélio Pelegrina (Seti-PR) e Luiz Márcio Spinosa (Fundação Araucária). Mediação: Débora de Mello G. Sant'Ana (UEM) e Renê Wagner Ramos (Seti-PR) (LINK)

10h30: Palestra: Mudanças climáticas globais, com Paulo Artaxo (SBPC) (LINK)

14h: Painel 1: Oportunidades e os desafios dos museus e centros de ciências. Com Rodrigo Oliveira Bastos (Unicentro), Marcílio H. de Miranda Neto (UEM), Marcos Rocha (Parque Newton Freire Maia) e Antonio Liccardo (UEPG). Mediação: Débora de Mello G. Sant'Ana (LINK)